Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Vila Sésamo

Nada de amarelo: Conheça a verdadeira cor de Garibaldo, do Vila Sésamo

Apesarem de serem o mesmo personagem, o Garibaldo e o Big Bird possuem algumas diferenças

Sofia Luppi Publicado em 12/10/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Big Bird, mas conhecido no Brasil como Garibaldo - Reprodução/Twitter/BigBird
Big Bird, mas conhecido no Brasil como Garibaldo - Reprodução/Twitter/BigBird

Neste ano, a Vila Sésamo completa 50 anos em terras brasileiras. O programa infantil é uma adaptação do show norte-americnao Sesame Street, que teve seu nome mudado por conta do contexto em que as crianças do Brasil se encontravam: os pequenos não brincavam somente nas ruas, como também em bairros e vilas. Entretanto, a produção contou com mais uma mudança em relação à versão original e a brasileira.  

O programa original tem um personagem chamado Big Bird (Grande Pássaro, em tradução livre) que aqui no Brasil ficou conhecido como Garibaldo. E não foi só o nome que mudou de um país para outro: eles são completamente diferentes. O personagem é mundialmente conhecido por ser amarelo, mas logo no começo da adaptação brasileira, ele era azul. 

Mas por que mudaram a cor dele?

Há dois motivos para a mudança de cor: a primeira é que naquela época, os televisores brasileiros ainda eram preto e branco e apesar de não ser possível distinguir as cores, dependendo da cor, poderia haver uma alteração no tom da imagem que apareceria na TV. Por conta disso, o azul funcionava melhor que o amarelo.

O outro ponto era a própria fantasia: enquanto a fantasia dos EUA tinha um televisor por dentro, para que o ator responsável pelo personagem conseguisse se localizar em cena, aqui no Brasil a roupa teve que passar por mudanças para que pudesse ser utilizado por Laerte Morrone, o intérprete do Garibaldo. Entre os pequenos ajustes, foram tiradas algumas penas para que o ator conseguisse fazer as cenas, além de diminuírem o peso, já que na fantasia original, só a cabeça do pássaro pesava 5kg. 

A primeira versão brasileira do Garibaldo
A primeira versão brasileira do Garibaldo / Crédito: Divulgação/ TV Cultura

O programa foi uma grande evolução quando se analisa os demais shows voltados para o público infantil. Isso porque ele apostou no esquema de esquetes curtas, com cerca de três a quatro minutos, para conseguir prender a atenção das crianças, além de ser repetitivo em determinadas informações, para que quem esteja assistindo, consiga aprender mesmo. 

Atualmente, a Vila Sésamo se adaptou ao mundo digital, para que possa continuar tendo um alcance para as crianças, principalmente as que nascem já na era da tecnologia. É possível acompanhar o show tanto na TV quanto nos canais oficiais do YouTube.