Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Mocinhos da Disney que poderiam ser considerados vilões

As atitudes de alguns protagonista poderiam levá-los a serem os antagonistas das histórias da Disney; descubra o motivo!

Izabela Queiroz Publicado em 14/02/2023, às 16h05 - Atualizado em 22/02/2023, às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peter Pan e Sininho, personagens de J.M Barrie - Reprodução/ Disney
Peter Pan e Sininho, personagens de J.M Barrie - Reprodução/ Disney

Desde o primeiro filme de animação no formato de longa-metragem da Disney, lançado ainda na década de 30, as tramas desenvolvidas pelo estúdio apresentam personagens que, a partir da primeira cena, já mostram quais serão os seus papéis nas histórias.

Isso porque os vilões sempre surgem expondo seus planos terríveis, além de aparecerem nas telas com visuais sombrios, capazes de deixar qualquer um com os cabelos em pé. Já os mocinhos, possuem atitudes nobres e são sempre os mais adoráveis da trama, fazendo tudo o que podem para que todos saiam felizes no final.

No entanto, há algumas figuras do estúdio que apresentam características em suas personalidades que podem causar confusão no público, pois eles podem expressar atitudes egoístas, mesquinhas e até mesmo violentas, mesmo que ocupem as vagas de bons samaritanos de seus enredos.

Pensando nisso, analisamos os longas-metragens animados da Disney e encontramos alguns personagens que são mocinhos, mas que poderiam ser considerados vilões. Veja!

Kuzco

Kuzco
Pacha e Kuzco. /Crédito: Reprodução: Disney

Em ‘A Nova Onda do Imperador’ vemos o jovem imperador Kuzco sendo transformado em uma lhama por sua ex-conselheira, Yzma, após demiti-la, já que a ação despertou a fúria da mulher que gostaria de ocupar o trono. 

A ação faz de Kuzco o mocinho da trama, já que a história mostra a sua redenção até obter o seu corpo humano de volta. No entanto, antes de finalmente se redimir e voltar ao poder, o imperador que é arrogante e egoísta, proporciona diversas cenas dignas de um vilão.

Isso porque, ele está disposto a tirar o lar de uma aldeia inteira sem o mínimo remorso apenas para construir uma casa de veraneio para si. Além disso, ele mostra sua ingratidão ao abandonar a única pessoa que estava disposta a ajudá-lo, deixando Pacha preso em uma ponte prestes a cair.

Alegria

Alegria e Tristeza
Alegria e Tristeza. /Crédito: Reprodução: Disney

Apesar de ser vista como a heroína de 'Divertida Mente', Alegria poderia facilmente ocupar o cargo de antagonista da trama caso a sua motivação fosse diferente.

Isso ocorre, pois, Alegria toma as rédeas da sala de comando dos sentimentos, deixando nojinho, raiva, medinho e principalmente a tristeza de lado, ações que acabam sendo algumas das atitudes responsáveis pelo caos emocional de Riley.

Assim, caso os comportamentos egoístas de Alegria não fossem guiados pelo objetivo de manter o bem-estar de Riley, a personagem que acredita que a jovem garota deveria sempre estar feliz para que permanecesse bem, poderia ganhar um outro visual e ser responsável pelo papel de antagonista da trama.

Peter Pan

Peter Pan
Peter Pan. /Crédito: Reprodução: Disney

Lançado em 1953 ‘Peter Pan’ apresentou o personagem título do filme como o mocinho da história, mas se suas atitudes fossem vistas sem o ar mágico da trama, tudo poderia ser diferente, já que, Peter levava as crianças para a terra do nunca sem a pretensão de trazê-las de volta para casa.

Além disso, o filme apresenta o Capitão Gancho como vilão, no entanto, o pirata apenas queria se vingar, já que o menino que jamais envelhece havia cortado a sua mão e jogado para os crocodilos, causando a rivalidade tão conhecida dos cinemas.