Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / M.O.D.O.K

'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania': Afinal, quem é M.O.D.O.K nas HQs?

Descubra a origem de M.O.D.O.K, um dos vilões do terceiro filme do herói que pode mudar de tamanho

Izabela Queiroz Publicado em 19/02/2023, às 14h00 - Atualizado em 23/02/2023, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
M.O.D.O.K em cena de 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania' - Reprodução/ Marvel
M.O.D.O.K em cena de 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania' - Reprodução/ Marvel

Confirmando a ideia de que toda história de super-herói precisa contar com a presença de um grande vilão, ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’, o primeiro filme da Casa das Ideias de 2023, chegou aos cinemas no dia 16 de fevereiro, abrindo a fase 5 do Universo Cinematográfico Marvel e apresentando não apenas um antagonista, mas sim, DOIS!

O principal entre eles é o viajante do tempo, Kang, o Conquistador, que tem como capanga M.O.D.O.K, o segundo inimigo de Scott Lang (Paul Rudd), e o responsável por complicar a estadia de Cassie Lang (Kathryn Newton), Hope Van Dyne (Evangeline Lilly), Janet van Dyne (Michelle Pfeiffer) e Hank Pym (Michael Douglas) no Reino Quântico.

No filme, M.O.D.O.K é desenvolvido como a identidade oculta de Darren Cross (Corey Stoll), personagem que surgiu em ‘Homem-Formiga’ (2015) como o pupilo do Dr. Hank Pym que queria roubar a tecnologia das partículas Pym e que, eventualmente, se transforma no vilão Jaqueta Amarela.

Ao fim do primeiro longa de herói que muda de tamanho, Darren Cross é enviado ao Reino Quântico após uma intensa batalha contra Scott no quarto de Cassie. Assim, o terceiro longa-metragem mostra o que aconteceu com o personagem durante sua estadia no Microverso, já que ao chegar lá, Kang o ajuda a sobreviver da intensa viagem o transformando no antagonista que é dono da maior cabeça do MCU.

Mas, quem é M.O.D.O.K nas HQs?

M.O.D.O.K
M.O.D.O.K. /Crédito: Reprodução/Marvel Comics

Nos quadrinhos, M.O.D.O.K surge pela primeira vez como inimigo de Capitão América em ‘Tales of Suspense’ #94, edição publicada em 1967 que foi criada por Stan Lee em parceria com os artistas Jack Kirby e Gene Colan.

Na história, Sharon Carter foi aprisionada pela organização criminosa Ideias Mecânicas Avançadas (IMA), assim o Vingador sai em missão para resgatá-la. No entanto, no processo ele descobre que a IMA está sendo comandada pelo habilidoso M.O.D.O.K.

Ao longo dos anos, o personagem contou com diferentes histórias para definir a sua origem, visto que em algumas, ele era um zelador que foi usado como cobaia para a IMA e, em outras, era um cientista que tinha a ambição de se tornar poderoso através da ciência, e como resultado, se sujeitou a passar por experimentos para conquistar o feito.

Independente da versão, sabe-se que M.O.D.O.K, sigla que significa Mental Organism Designed Only for Killing e que no Brasil foi adaptado para Mecanorganismo Operacional Destinado à Ocisão e Carnificina, diferente do que é apresentado no MCU, é a personalidade alternativa de George Tarleton, um homem que passou por diversos testes científicos e desenvolveu inteligência sobre-humana, super memória, além de diversos poderes psiônicos responsáveis por o transformar no super-vilão.

No entanto, as poderosas habilidades causam uma deformação no tamanho da cabeça de Tarleton, e essa se torna grande demais para o seu corpo, fazendo com que ele tivesse que construir um exoesqueleto adaptado que lhe permite ter mais mobilidade e novas armas, o fazendo ser considerado também, além de uma arma intelectual, uma ameaça física.

Além do embate com Capitão América, M.O.D.O.K tem como um de seus principais feitos a criação de um forte vilão. Isso porque, através de seu desejo de explorar os poderes que surgem através dos raios gama, o cientista que possui o maior cérebro do universo Marvel se tornou um dos envolvidos na extração de parte da força de Bruce Banner que resultou na transformação do general Thunderbolt Ross no Hulk Vermelho.

O processo foi melhor explicado na saga ‘A Queda dos Hulks’, onde é revelado que M.O.D.O.K em colaboração com Líder, Mago, Cabeça de Ovo, Pensador Vermelho, Doutor Destino e Camaleão desenvolveu uma organização chamada Inteligência para obter mais poderes e riquezas através da exploração da inteligência dos fundadores.

Um dos métodos utilizados foi o controle dos poderes gama, onde eles criaram também a Mulher-Hulk Vermelha e o Bomba-A, os alter egos de Betty Ross e Rick Jones.