Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Harry Potter

Harry Potter: 5 fatos sem sentido sobre a Grifinória

Confira alguns detalhes que não fazem sentido na Grifinória, casa de Hogwarts na qual Harry Potter pertence

Sofia Luppi Publicado em 02/05/2023, às 12h38 - Atualizado em 11/05/2023, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Time de quadribol da Grifinória - Reprodução/ Warner Bros.
Time de quadribol da Grifinória - Reprodução/ Warner Bros.

Apesar de Hogwarts ser composta por quatro casas (Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal), a Grifinória recebe um grande destaque dentro da franquia de "Harry Potter", criada pela autora J.K Rowling, por ser a casa do protagonista. Os Grifinórios, como são chamados os integrantes da casa, são conhecidos por serem corajosos, valentes e determinados.

Porém, existem algumas coisas na história da Grifinória que não fazem muito sentido. Confira alguns desses pontos na lista abaixo!

1. A Espada da Grifinória

Harry Potter segurando a Espada da Grifinória em 'Harry Potter e a Câmara Secreta' (2002)
Harry Potter segurando a Espada da Grifinória em 'Harry Potter e a Câmara Secreta' (2002) / Crédito: Reprodução/ Warner Bros.

A Espada da Grifinória apareceu pela primeira vez em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, quando Harry precisa de algo para conseguir lutar e sobreviver ao Basilisco. O segundo momento, ela surge para ser um objeto que vai destruir as Horcruxes, porém, não existem muitos detalhes sobre ela, tanto nos livros, quantos nos filmes.

O que se consegue perceber é que, de certa forma, ela tem uma mente própria. Apesar desse tipo de objeto ser algo comum no Mundo Mágico, é dito várias vezes que é preciso ter cuidado com esses instrumentos, e que devem ser minimamente usados. Então, por que no final de tudo, a espada é vista como uma ferramenta de um herói? Ninguém se perguntou se ela faria algum mal a Harry e outros alunos?


2. A Sala Comunal

Sala Comunal da Grifinória
Sala Comunal da Grifinória / Crédito: Reprodução/ Warner Bros. 

Você já se questionou por que a sala comunal da Grifinória é em uma torre? Além de não termos uma explicação para essa escolha, ela não faz muito sentido, se compararmos com as outras casas.

A sala comunal da Sonserina é localizada em uma masmorra em baixo d’água, o que faz sentido com o elemento da casa, que é a água. Isso também acontece com a Corvinal, que tem como elemento símbolo o ar, e tem sua sala comunal em uma torre. Mas, por que a Grifinória não teve sua sala comunal em um lugar plano, perto do chão, que estaria mais próximo do seu elemento, que é o fogo?


3. Azarados

Logo no começo das aventuras de Harry por Hogwarts, dá para perceber que os integrantes da Grifinória são vistos muitas vezes como azarados. Um dos motivos disso é que a casa perdeu, durante seis anos consecutivos, a Copa das Casas para Sonserina — e no primeiro ano do Menino que Sobreviveu na escola, eles ficaram em último lugar.

Não faz muito sentido que os Grifinórios, que deveriam ser orgulhos e ter atitudes heroicas, sejam vistos pelos outros como azarados e até mesmo sofrer alguns ataques, como quando Harry é selecionado para o Torneio Tribuxo e as demais casas se voltam contra a Grifinória.


4. Peter Pettigrew

Timothy Spall como Peter Pettigrew em 'Harry Potter e o Prisioneira de Azkaban'
Timothy Spall como Peter Pettigrew em 'Harry Potter e o Prisioneira de Azkaban' / Crédito: Reprodução/ Warner Bros.

Peter Pettigrew traiu os próprios amigos para se tornar um dos serviçais de Lorde Voldemort. Além disso, ele se fingiu de fraco por muito tempo, mesmo sendo uma pessoa egoísta e perigosa, para conseguir seus objetivos. Mas, ao mesmo tempo, ele se tornava uma pessoa submissa na frente do Lorde das Trevas.

Como alguém com todas essas características foi selecionada para a Grifinória, que tem como valores o cavalheirismo, a coragem, ousadia e bravura?


5. Trio de Ouro

Ron, Hermione e Harry, o trio de Ouro
Ron, Hermione e Harry, o trio de Ouro / Crédito: Reprodução/ Warner Bros. 

Talvez não tenha sido somente com Pettigrew que o Chapéu Seletor falhou. Apesar de sabermos que Harry pediu ao chapéu para não cair na Sonserina, o fato do objeto mágico colocar Hermione, Ron e até mesmo Neville na casa do leão é um pouco estranho.

Isso porque, quem leu os livros ou viu os filmes, pôde perceber claramente que Hermione era para ser uma aluna da Corvinal, enquanto Ron e Neville seriam integrantes da Lufa-Lufa.

Os três amigos, que entre os fãs da saga são conhecidos como o Trio de Ouro, talvez façam parte da Grifinória pelo fato de ser a casa dos heróis e, por serem protagonistas, eles precisavam ser heróis. O mesmo vale para Neville, que prova seu valor ao longo de toda a franquia.