Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Personagem

Há 62 anos, nascia Severo Snape, o Príncipe Mestiço de Harry Potter

Conheça a história completa do amado personagem

Daniela Bazi Publicado em 09/01/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Severo Snape, professor de poções e ex-diretor de Hogwarts - Divulgação/Warner Bros. Pictures
Severo Snape, professor de poções e ex-diretor de Hogwarts - Divulgação/Warner Bros. Pictures

No dia 9 de janeiro de 1960, nascia Severo Snape, fruto do relacionamento entre Eileen Pince, uma bruxa, e Tobias Snape, um trouxa. O futuro professor de poções e diretor de Hogwarts cresceu em um lar desestruturado, onde sempre presenciava brigas entre seus pais.

Por este motivo, o seu maior sonho quando criança era que o tempo passasse mais rápido para que a sua vez de ir para a Escola de Magia e Bruxaria chegasse logo. O garoto não tinha muitos amigos, e costumava andar pela vizinhança sozinho com o intuito de não assistir uma nova discussão entre Eileen e Tobias.

Em uma de suas caminhadas, avistou de longe uma menina com habilidades especiais iguais as dele. Antes de tomar coragem para abordá-la, a observou por alguns dias até que finalmente os dois conversaram. A garota era Lilian Evans, futuramente Lilian Potter.

Severo comentou que ela era uma bruxa, o que a deixou assustada e logo imaginou que estaria sendo xingada, mas tudo não passou de um desentendimento. Snape a explicou que não era uma ofensa, e que ele também era um bruxo, despertando um enorme interesse em Lilian. Foi a partir daí que eles iniciaram uma bela amizade. A dupla conversava sobre tudo do mundo mágico, e desde essa época o garoto não ia muito com a cara da irmã de Lilian, que era trouxa.  

Em 1971, ambos entram para Hogwarts e viajam no trem na mesma cabine, junto com outros dois meninos: Tiago Potter e Sirius Black. O primeiro encontro não poderia ser mais desastroso, e logo de cara os três meninos não se deram muito bem.

Já na escola, Snape e Lilian são selecionados para casas diferentes. Enquanto Severo vai para Sonserina, a futura mãe de Harry acaba indo para a Grifinória junto com os outros Marotos (Tiago, Sirius, Remo Lupin e Pedro Pettigrew), que desde o primeiro dia implicavam sempre que tinham oportunidade com o jovem sonserino — que também revidava em qualquer chance que aparecesse.

Snape então acabou criando amizade com outros dois alunos da Sonserina, Avery e Mulciber que, assim como ele, também tinham interesse e conhecimentos sobre as Artes das Trevas, e juntos provocavam alguns estudantes pelos corredores de Hogwarts. Lilian nunca aprovou a união do trio, e sempre avisou que os novos amigos não teriam boas intenções.

Como aluno, Severo sempre foi exemplar, mas tinha um dom especial para as aulas de poções, além de ter uma habilidade impressionante de criar feitiços e azarações — como os famoso Sectumsempra e Abafiato, que são de sua autoria. Foi aí que surgiu o seu conhecido apelido de “Príncipe Mestiço”.

No quinto ano em Hogwarts, uma brincadeira de mau gosto feita pelos Marotos acabou com a amizade entre Lilian e Snape. Na ocasião, os quatro garotos deixaram Severo de ponta-cabeça com o feitiço Levicorpus, mostrando todas as suas roupas íntimas. A garota tentou intervir, mas o sonserino bravo disse “Eu não preciso de você, sangue-ruim”. Utilizando a pior expressão do mundo bruxo para se referir a alguém filho de pais trouxas.

Sua formatura acontece em 1978, quando já está acontecendo a Primeira Guerra Bruxa, e Snape, Avery e Mulciber logo são recrutados por Lord Voldemort para se tornarem Comensais da Morte. Foi ele, inclusive, o responsável por revelar ao Lorde das Trevas a profecia de que a criança, um bebê nascido em julho, que seria capaz de matar Tom Riddle se aproximava.

Harry Potter e Neville Longbottom eram os únicos que se encaixavam nas evidências, e Aquele Que Não Deve Ser Nomeado decidiu começar pela casa dos Potter. Severo até tentou pedir para que o Voldemort preservasse Lilian, mas seu pedido foi em vão.

Como uma tentativa desesperada para salvar a mulher que sempre amou, acabou criando um pacto com Alvo Dumbledore, mas mesmo assim Lilian e Tiago foram mortos pelo Lorde das Trevas. Desde então, Snape começou a trabalhar em Hogwarts como professor de poções, servindo também como uma espécie de espião para Dumbledore.

Após o retorno de Voldemort em 1995, ele é perdoado por não ir atrás de seu senhor e inicia o seu trabalho de agente duplo para o diretor da Escola de Magia e Bruxaria e Aquele Que Não Deve Ser Nomeado. É ele que, neste mesmo ano, avisa a Ordem da Fênix que a Armada de Dumbledore foi ao Ministério da Magia e estava enfrentando alguns Comensais da Morte.

No ano seguinte, Snape firma um voto perpétuo com Narcisa Malfoy, jurando proteger Draco em sua missão estipulada pelo Lorde das Trevas de matar Dumbledore. Obviamente, o professor conta tudo para o diretor de Hogwarts, e logo começam a armar o melhor plano possível para salvar o mundo bruxo.

Severo assume o cargo de diretor em 1998, após o Ministério da Magia ser tomado por Voldemort, ajudando Harry Potter secretamente em sua busca pelas orcruxes para acabar com Tom Riddle de uma vez por todas.

Com o início da Batalha de Hogwarts, Aquele Que Não Deve Ser Nomeado percebe que a varinha das varinhas não estava o respondendo, já que o verdadeiro dono deveria ser Snape por ter matado Dumbledore. Sendo assim, O Lorde das Trevas ordena que Nagini mate Snape. O Príncipe Mestiço morre no dia 2 de maio de 1998 após fornecer todas as suas lembranças para Harry, que passa a criar uma admiração enorme pelo ex-professor e o homenageia através de seu filho, Alvo Severo Potter.