Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Hogwarts

Como Hogwarts foi fundada?

Conheça a história por trás da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, a mais famosa do mundo

Daniela Bazi Publicado em 11/02/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts - Divulgação/Wizarding World
Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts - Divulgação/Wizarding World

Localizada em algum lugar da Escócia, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é a responsável por formar alguns dos bruxos mais memoráveis da saga Harry Potter. Ela foi criada por volta do ano 990 d.C., pelos quatro maiores bruxos da época: Godric Grifinória, Helga Lufa-Lufa, Salazar Sonserina e Rowena Corvinal.

De acordo com os livros de J.K Rowling, naquele tempo, a magia ainda era vista com muito preconceito pelos olhos dos trouxas (seres não mágicos). Antes da criação de escolas de magia, o comum era que as famílias passassem os seus conhecimentos de geração para geração. Foi somente durante algum momento da Idade Média que uma bruxa chamada Rainha Maeve decidiu ajudar na educação de pequenos bruxos que nasciam trouxas.

Também com este pensamento em mente, Godric, Salazar, Helga e Rowena decidiram criar a sua própria escola para que tivessem a oportunidade de ensinar de forma segura todas as crianças que desenvolviam poderes mágicos — independente de serem puro-sangue ou não.

No início, os quatro eram os professores, selecionando os alunos de acordo com aquilo que cada um acreditava, gerando as famosas casas de Hogwarts. Para Godric Grifinória, coragem e bravura eram as principais características que os alunos de sua casa precisavam ter; Helga Lufa-Lufa prezava a lealdade e a paciência; Rowena Corvinal acreditava que a inteligência era o mais importante; já Salazar Sonserina defendia que apenas alunos puro-sangue deveriam ser aceitos na escola.

hp
Godric Grifinória, Helga Lufa-Lufa, Rowena Corvinal e Salazar Sonserina / Crédito: Divulgação/Wizarding World

Diferente de Salazar, os outros fundadores defendiam que a escola deveria ser para todos os bruxos a partir dos 11 anos. Devido a este conflito, Salazar abandonou a escola e, antes de ir embora, criou a famosa Câmara Secreta, que poderia ser aberta apenas por um herdeiro direto da Sonserina, libertando o Basilisco, uma enorme cobra que teria o intuito de “purificar” a escola e acabar com todos os alunos nascidos trouxas.

A educação

Os alunos embarcam para a escola no dia 1 de setembro, com as aulas tendo o seu início já no dia seguinte. Ao total, são lecionadas quatro matérias antes da hora do almoço, e duas na parte da tarde. Em Hogwarts, os estudantes possuem inúmeras matérias. As aulas obrigatórias que todo bruxo precisa assistir são: Transfiguração, Defesa Contra as Artes das Trevas, Poções, Feitiços, História da Magia, Astronomia, Herbologia e Voo Em Vassouras.

A partir do segundo ano, os interessados também podem participar do Quadribol, e devem escolher mais duas matérias para fazer parte de seu currículo. Entre as opções, estão Aritmancia, Cuidado das Criaturas Mágicas, Estudos dos Trouxas, Estudo das Runas Antigas e Adivinhação. Além disso, a escola também oferece aulas de Aparatação (a partir do sexto ano), Arte e Música.