Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Encanto

Guerra dos Mil Dias: A história real que teria inspirado cena de 'Encanto'

Entenda o que foi esse conflito que teria inspirado um momento marcante de Alma e Pedro em 'Encanto'

Redação Publicado em 21/03/2023, às 18h36 - Atualizado em 22/03/2023, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Encanto' (2021) - Reprodução/Disney
Cena da animação 'Encanto' (2021) - Reprodução/Disney

Durante o filme “Encanto”, animação lançada pela Disney em 2021 e vencedora de dois Oscars (Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora Original), Alma e Pedro, os patriarcas da família Madrigal, são obrigados a deixar sua cidade natal junto de seus filhos trigêmeos após um conflito armado se instaurar na região. Mas, será que essa embate realmente aconteceu na vida real?

Apesar da vila não existir de verdade, todo o filme é baseado na Colômbia, contando com referências claras na cultura, música, hábitos e até mesmo vestimentas apresentadas no longa. Sendo assim, conforme dito pelo portal ScreenRant, é possível que o conflito mencionado no final do filme também tenha sido inspirado em algo que aconteceu na vida real: a Guerra dos Mil Dias.

Como assim?

Analisando alguns detalhes presentes da produção, como a câmera utilizada para a foto em família, as roupas dos personagens, ou até mesmo a área de entretenimento de Bruno dentro da Casita, é possível dizer que “Encanto” se passa, aproximadamente, na década de 1950. Dessa forma, o período em que Alma e Pedro precisaram fugir da guerra pode ter ocorrido na mesma época da Guerra dos Mil Dias.

O conflito em questão foi uma guerra civil que ocorreu entre outubro de 1899 a novembro de 1902, devastando a Colômbia e o Panamá, que era um departamento da República da Colômbia. Durante o embate, grupos liberais e conservadores, que estavam no poder, se enfrentaram para decretar um governo descentralizado ou centralizado, respectivamente.  

Em todos os anos de conflitos, inúmeras cidades e aldeias acabaram sendo saqueadas, obrigando moradores a se refugiarem em outros locais — mesma situação enfrentada por Pedro e Alma durante o filme.

alma e pedro
Alma e Pedro fugindo da guerra / Crédito: Reprodução/Disney

A guerra foi finalizada no ano de 1902, após cerca de 100 mil pessoas morrerem durante o conflito, com vitória do governo, resultando também na perda do Panamá em decorrência a uma intervenção realizada pelos Estados Unidos.

Algumas teorias também afirmam que o conflito armado presente em “Encanto” pode ser inspirado em outra guerra civil, conhecida como La Violencia, e que aconteceu entre os anos de 1948 a 1958. No entanto, o período em que se passa a guerra, e a época em que Pedro e Alma fugiram de seu vilarejo não se encaixam.