Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Franjinha e Milena: Por que Bidu não é um cachorro de verdade na série?

Descubra por qual motivo o Bidu não é vivido por um animal do mundo real na série live-action “Franjinha e Milena em Busca da Ciência”

Izabela Queiroz Publicado em 27/02/2024, às 11h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bidu em cena de “Franjinha e Milena em Busca da Ciência” - Reprodução/ Max
Bidu em cena de “Franjinha e Milena em Busca da Ciência” - Reprodução/ Max

Nesta terça-feira, 27, a série “Franjinha e Milena em Busca da Ciência” estreia no catálogo do MAX (antigo HBO Max), apresentando a dupla criada por Mauricio de Sousa em uma aventura live-action para desvendar os segredos da viagem no tempo. Relembre o trailer!

Além dos personagens que dão título a obra, há ainda a presença do esperto e inseparável cãozinho de Franjinha: Bidu, que na história, se tornou o responsável por unir a curiosa Milena e o cientista ruivinho, além de ter um papel super importante: narrar os acontecimentos da série!

Ainda que Franjinha e Milena surjam interpretados por pessoas reais, já que os atores Fabrício Gabriel e Bia Lisboa são os responsáveis por fazer os personagens ganharem vida, o mesmo não acontece com Bidu, que dessa vez, não é vivido por um cachorro de verdade.

Por quê?

O motivo pelo qual Bidu ganha forma por meio de um boneco, foi explicada pelo diretor da trama, Mauro D'Addio, em entrevista exclusiva a RECREIO. O cineasta contou que existem diversos motivos pelo qual a escolha foi realizada, e dentre eles, está a marcação de um universo totalmente novo dentro dos títulos live-action de Turma da Mônica.

Primeiro, a gente queria marcar essa série como outro universo. Ela é um universo que ainda não foi visto no live-action. Não é uma continuidade dos longas do Daniel Rezende [diretor de 'Turma da Mônica: Laços' e 'Lições'], apesar de gostarmos muito e aprender muito com todo o processo que o Dani implementou e o Dani veio participar da série por meio da supervisão artística, mas a gente queria marcar que era outro universo”, começou explicando D'Addio.

Além disso, o diretor enfatizou que as demandas que o Bidu desempenha na trama “não eram realizáveis como um cachorro real”. Isso acontece porque o personagem tem diferentes expressões faciais, é usado como apoio cômico em diversas cenas, narra diversos dos eventos protagonizados por Franjinha e Milena, participa dos experimentos científicos e muito mais.

Mais que isso, há também um desejo pessoal de D'Addio, já que o cineasta revelou que sempre teve a vontade de trazer técnicas semelhantes à usada para trazer Bidu ao enredo da série.

Acho que há também um pouco do meu lado, da minha formação. Eu comecei a trabalhar na TV Cultura no começo dos anos 2000 e sempre gostei muito da linguagem de bonecos. Eu sempre quis muito trazer isso para a televisão de um jeito novo, com animatrônicos ou com técnicas que deixam o boneco mais realista."

“Então acho que a ideia era essa, era dar uma nova cara que a gente nunca tinha visto para esse Bidu e, ao mesmo tempo, todo mundo olhar e falar ‘é o Bidu’”, concluiu o diretor.

Vale mencionar que o bate-papo completo contou ainda com a participação de Marina Filipe, produtora executiva de conteúdo Kids da Warner Bros. Discovery, onde foram discutidos temas como: quais foram as locações de gravação da série, como foi possível que assuntos científicos fossem abordados de forma simples, porque Bidu foi escolhido como narrador, e muito mais. Confira: