Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / The Flash

The Flash: Qual é a história da HQ que inspirou o filme?

Entenda o enredo da saga Ponto de Ignição, a qual o filme 'The Flash' se baseia

Sofia Luppi Publicado em 15/06/2023, às 18h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Flash na saga Ponto de Ignição - Reprodução/ DC Comics
Flash na saga Ponto de Ignição - Reprodução/ DC Comics

The Flash” estrelado por Ezra Miller chegou nesta quinta-feira, 15, nos cinemas. O filme também conta com Sasha Calle no papel de Supergirl, enquanto Michael Keaton e Ben Affleck voltam a interpretar o Batman. A produção mostrará o protagonista lidando com as consequências de suas escolhas, depois de voltar ao passado para evitar a morte da mãe, o que acaba comprometendo toda a cronologia daquele universo. Relembre o trailer!

A trama do filme solo do herói se baseia da premissa da HQ Flashpoint (em português, Ponto de Ignição), que foi publicada em 2011 e é vista como a mais importante entre todas as histórias do Flash. O enredo só não marcou a jornada de Barry Allen, como também de todo o universo da DC.

Por isso, a RECREIO trouxe os acontecimentos dos quadrinhos para que você possa entender melhor a história que está nas telonas de todo o mundo. Confira!

ALERTA SPOILER!

A saga Ponto de Ignição foi publicada em 5 edições e contou com o roteiro de Geoff Johns e arte de Andy Kubert. A história começa com Barry acordando e se preparando para mais um dia de trabalho, porém tem alguma coisa diferente. O herói se depara com sua mãe viva e que aparentemente foi presente em toda a sua vida.

Confuso, Barry pergunta a ela sobre a Liga da Justiça e descobre que nessa realidade o grupo de super-heróis não existe, inclusive nem o Flash existe. Mas a Terra não está desprotegida, pois existem alguns protetores como o Batman.

O protagonista decide ir atrás do Homem-Morcego, que nesse universo, é muito mais raivoso, vingativo e que não pensa duas vezes se for preciso extrapolar os limites. Como Barry está sem seus poderes, ele acaba apanhando do Batman e fica chocado ao descobrir que esse protetor de Gotham não é o Bruce Wayne e sim Thomas Wayne. Nessa realidade, o pai de Bruce sobreviveu ao assalto, enquanto o menino foi a vítima.

Allen consegue convencer Thomas de que veio de uma linha do tempo alternativa e revela ao Batman que em seu universo Bruce está vivo. O protagonista então revela que desconfia que Eobard Thawne, o Flash Reverso, esteja por trás dessa mudança de tempo e realidade. A partir disso, Thomas decide ajudar Barry a recuperar seus poderes.

Ao voltar a ser o Flash, o velocista juntamente com o Batman e o Ciborgue daquele universo vão em busca do kryptoniano Kal-El, o Superman. O trio descobre que nessa cronologia, o governo mantém o herói em sigilo desde que sua nave aterrissou na Terra. Os três salvam um Superman fraco e impotente, uma vez que ele passou boa parte da vida longe da luz solar, que é a principal fonte de seus poderes. Depois de se recuperar, o Superman deixa Barry e Wayne a própria sorte com a sua fuga.

Batman, Flash e Ciborgue salvando o Superman
Batman, Flash e Ciborgue salvando o Superman. /Créditos Reprodução/ DC Comics

Enquanto tudo isso acontecia com o Flash, havia uma guerra entre o Aquaman e a Mulher-Maravilha. O conflito entre os atlantes e as amazonas já estava devastando boa parte da Europa e havia ameaças de chegar nos EUA. A partir disso, o enredo começa a misturar a urgência desse combate e o fato de Barry começar a esquecer suas memórias originais e estar substituí-las por novas, que vem da realidade que ele se encontra.

Aquaman e Mulher-Maravilha em batalha
Aquaman e Mulher-Maravilha em batalha. /Créditos Reprodução/ DC Comics

Flash, Batman e Ciborgue vão pedir ajuda a Billy Batson e a família Shazam. Thomas Wayne acredita que os poderes Batson podem desacelerar as mudanças de memórias de Barry. Após essa parada, o trio decide interferir na batalha entre o Aquaman e a Mulher-Maravilha, uma vez que acreditam que o Flash Reverso também esteja por trás deste conflito.

Além dos super-heróis que já estavam acompanhando Barry desde o começo, o protagonista chega no campo de batalha com Batson e a família Shazam. E no meio do caos do combate, o Flash Reverso aparece e revela quem foi que causou a ruptura na linha temporal.

O vilão da saga revela que foi o próprio Barry Allen o causador de toda a mudança temporal. Isso porque ele decidiu voltar no tempo para evitar que o Flash Reverso matasse sua mãe. A partir dessa interferência, ocorreu a fragmentação na cronologia o que acabou alterando o destino de todos os heróis do universo, incluindo o próprio Flash.

Depois dessa revelação, o Batman acaba matando o Flash Reverso e aconselha Barry a consertar a cronologia, mesmo que o universo em que eles estão acabe. Antes de se despedir, Thomas deixa uma carta ao seu filho, Bruce, com o Flash, para que ele possa entregar ao Batman da outra realidade.

Preste a voltar no tempo para consertar as coisas, Barry se despede de sua mãe, na qual ele terá que deixar morrer. O Flash tem a missão de impedir a si mesmo de mudar as linhas temporais. Ele consegue limpar a bagunça que ele mesmo tinha feito e as três principais linhas temporais voltam a se estabelecer: o universo DC, o universo Vertigo e o universo WildStorm.

Flash vendo as principais linhas temporais da DC
Flash vendo as principais linhas temporais da DC. /Créditos Reprodução/ DC Comics

Com tudo resolvido, Flash vai ao encontro de Bruce Wayne, que é o Batman daquele universo. Ele entrega ao Homem-Morcego a carta do pai dele, e o protetor de Gotham fica emocionado e agradece o presente do velocista.

É importante ressaltar que depois que Ponto de Ignição foi publicado, todos os quadrinhos do universo da DC sofreram um reboot. Todos os títulos dos heróis foram zerados, ou seja, começaram do número 1 de novo. Esse novo arco ficou conhecido como “Os Novos 52”.