Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Five Nights at Freddy’s

Five Nights at Freddy’s: 5 curiosidades sobre a franquia de terror

Descubra algumas curiosidades sobre Five Nights at Freddy's, franquia de games que acabou de ganhar uma adaptação cinematográfica

Redação Publicado em 26/10/2023, às 13h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Five Nights at Freddy's' - Divulgação/ Universal Pictures
Cena do filme 'Five Nights at Freddy's' - Divulgação/ Universal Pictures

Nesta quinta-feira, 26, chegou aos cinemas brasileiros o filme “Five Nights at Freddy’s”, que é baseado na franquia de games de mesmo nome. A série, criada por Scott Cawthon conta, até o momento, com sete jogos, e se tornou uma das mais populares ao redor do mundo. Relembre o trailer do longa:

Para entrar no clima de terror do filme, a RECREIO trouxe algumas curiosidades sobre essa famosa franquia macabra. Confira!

1. O passado do criador

Antes de “Five Nights at Freddy’s” se tornar tão popular, Scott Cawthon, o criador do jogo, era apenas um designer de games desconhecido. O que poucos sabem é que, além de ter criado um dos jogos de terror mais famosos do mundo, Scott é um dos animadores do estúdio Hope Animation, onde ele se dedica a fazer animações cristãs.

Inclusive, foi por causa de uma de suas produções religiosas que “Five Nights at Freddy’s” surgiu. Isso porque ele chegou a criar diversos jogos cristãos, mas que não obtiveram sucesso. Um deles foi “Chipper & Sons Lumber Co.”, um minigame com gráficos simples sobre um esquilo e seu pai, que trabalhavam em uma madeireira.  

Imagem do jogo 'Chipper & Sons Lumber Co.'
Imagem do jogo 'Chipper & Sons Lumber Co.' / Crédito: Reprodução/ App4Smart

O jogo, que foi o primeiro do designer a ter um tipo de sucesso, recebeu muitas críticas, sendo uma delas o fato das animações serem semelhantes a bonecos animatrônicos, uma vez que eram duras e não tinha emoção nos olhos. Depois disso, Scott entrou em depressão e quase abandonou a profissão.


2. Sustos

Não é somente os fãs do jogo tomam sustos com os personagens do jogo. O próprio criador já revelou que se assustou acidentalmente algumas vezes enquanto desenvolvia o game.


3. Voz de criança

Muitas pessoas não percebem, mas boa parte dos sons presentes no jogo são vozes de crianças. Um exemplo disso é a risada de Freddy, que é uma risada infantil desacelerada para ficar mais grave e macabra.

E tem mais: quando os animatrônicos te pegam, eles fazem um som até a tela escurecer. Se você procurar o arquivo de áudio desse momento, ele irá continuar, e é possível perceber que o som é, na verdade, um grito de criança.


4. Sem apoio

Quando Scott decidiu desenvolver “Five Nights at Freddy’s”, ele tentou conseguir dinheiro através de um financiamento coletivo, criando uma campanha no site Kickstarter. Depois de algumas semanas, o designer não consegui nenhum tustão pela plataforma. Depois de seis meses, mesmo sem esse incentivo financeiro, ele conseguiu lançar o game.


5. Golden Freddy

Golden Freddy
Golden Freddy / Crédito: Reprodução/Maximus Games 

Um dos maiores mistérios de “Five Nights at Freddy’s” é a versão dourada de Freddy, conhecida como “Golden Freddy”. Essa variante possui alguns poderes diferentes, como se teletransportar para dentro de alguma sala. Em uma entrevista, Scott foi questionado sobre o personagem dourado, e sua resposta foi: “Há coisas que simplesmente acontecem durante o desenvolvimento” (via techtudo).

A frase do designer deu a entender que o Golden Freddy seria um erro de programação. Contudo, isso seria meio que impossível se levarmos em conta o programa utilizado para desenvolver o jogo. Ou seja, muitos especulam que a versão dourado do Freddy foi programado para ser do jeitinho em que aparece no jogo.