Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Entenda a teoria chocante que diz que Moana estava morta desde o início do filme

Descubra como é possível que Moana estivesse morta em ‘Moana - Um Mar de Aventuras’, filme lançado em 2016

Redação Publicado em 10/04/2024, às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Moana: Um Mar de Aventuras' (2016) - Reprodução/Disney
Cena de 'Moana: Um Mar de Aventuras' (2016) - Reprodução/Disney

Moana estava morta em ‘Moana - Um Mar de Aventuras’? Teoria criada por fãs na web afirma que sim ao indicar que a princesa estava no mundo durante a aventura apresentada no filme de 2016, onde ela veleja por dias a fim de devolver o Coração de Te Fiti com o intuito de salvar sua aldeia. 

Como assim?

O portal Splash, do UOL, explica a teoria ao afirmar que Moana completou toda a missão no plano espiritual antes mesmo de encontrar Maui, e que o naufrágio sofrido pela personagem na ilha em que o semi-deus vivia se transformou no ponto de mudança na história, já que naquele momento ela não teria sobrevivido ao acidente e teria feito a passagem para o mundo dos mortos.

A ideia é sustentada pela mitologia polinésia, onde há a crença de que as almas vão para o mundo dos mortos por meio de portais situados em ilhas, e uma dessas entradas fica em Kahakaloa, na ilha de Maui, como explicado por Martina Bucková, diretora adjunta do Instituto de Estudos Orientais da Academia Eslovaca de Ciências, em um artigo.

Mais que isso, a teoria ganha força com base em dois detalhes. O primeiro evidencia que, após naufragar, Moana não interage mais com nenhuma pessoa, e todos os seus contatos se limitam a seres que normalmente não são vistos por olhos humanos, como deuses, monstros e espíritos.

A segunda observação aponta a disposição incansável da princesa. Isso porque, Moana permanece velejando por dias através do mar a fim de encontrar Te Fiti, uma viagem que seria difícil para humanos comuns, já que o cansaço logo daria as caras, mas a personagem só demostra desconforto em um único momento durante o percurso, quando adentra uma caverna, o que indica que ela já estava viajando fora de seu corpo.

Ainda assim, a ideia afirma que ela consegue voltar a vida. Isso acontece no fim do filme, quando o coração de Te Fiti é entregue, já que uma fala de Maui indica que não só ela, mas todos na viagem, haviam morrido, ao reparar que após o concerto da embarcação de Moana, até o galo de estimação da princesa, HeiHei, estava vivo.

Dessa forma, Moana já estava pronta para voltar a interagir com humanos novamente, por isso, ao retornar para a ilha, é recebida por sua família e os demais moradores da aldeia com abraços e celebrações.