Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Encanto

Em que época se passa Encanto?

A época que os Madrigals habitaram 'Encanto' pode ser indicada pelos itens usados pela família e histórias contadas por personagens. Confira!

Redação Publicado em 11/03/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Família Madrigal em 'Encanto' - Divulgação/ Disney
Família Madrigal em 'Encanto' - Divulgação/ Disney

Encanto’ retrata a história de uma família que foi abençoada pela magia, os Madrigals. Todos possuem poderes únicos que vão desde a super força até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional.

A família Madrigal vive em 'Encanto' um lugar maravilhoso situado na Colômbia, onde são rodeados pela música, comida, roupas, plantas e animais típicos do local.

Apesar de sua localização confirmada, a época que os Madrigals habitaram o local retratado no filme se passa em um tempo intencionalmente indeterminado, assim como muitas outras produções da Disney.

No entanto, detalhes contidos na animação podem indicar que os acontecimentos do longa se passam no início do século 20, data que pode ser ainda mais precisa ao analisar os itens usados pela família, bem como as histórias contadas pelos personagens que retratam períodos históricos. Confira!

Guerra Civil

Ao contar a história de como ela e seu marido tiveram que escapar da violência em sua aldeia, Abuela Alma menciona que a Guerra Civil colombiana foi o motivo do ocorrido.

Assim, nos flashbacks que mostram a aldeia é possível notar que a tecnologia moderna ainda não fazia parte da vivência do casal podendo indicar que o conflito que Alma se refere é a Guerra dos Mil Dias, ocorrida entre 1899 e 1902.

Alma e Pedro, personagens do filme 'Encanto'
Alma e Pedro Madrigal na aldeia de 'Encanto' / Crédito: Divulgação/ Disney

Nesta guerra, o marido de Alma, Pedro Madrigal acabou falecendo e desde então ela foi abençoada por uma vela mágica que permanece acessa e pertence a ela por cerca de 50 anos.

Deste modo, o período entre o fim do conflito e a quantidade de anos que Alma detém a vela sugerem que ‘Encanto’ se passe por volta dos anos 1950.

Itens de Família

Os itens usados pelos Madrigals durante o longa faziam parte da vida das pessoas que viveram nessa época como é o exemplo da câmera vintage usada pela família e o gramofone usando por Bruno.

Ratos de Bruno
Os ratos de Bruno costumavam brincar no gramofone que ficava no quarto escondido da Casita / Crédito: Divulgação/ Disney

Outro detalhe é que Mirabel, Isabela, Dolores, Pepa, Luisa, Alma e Julieta utilizam vestidos e saias bordadas, assim como as usadas na década de 50. Além de que, Bruno costumava recriar concursos e novelas, produções que se popularizaram no mesmo período.

Desativar verificaçãoSugestões PremiumDesativar verificaçãoSugestões Premium