Recreio
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Personagens

De Lobisomem a Vampiros: 14 monstros que todo mundo conhece

Conheça mais sobre os monstros de que sempre ouvimos falar!

Lucas Vasconcellos Publicado em 24/07/2022, às 13h00

Imagem ilustrativa de um monstro na floresta - Pixabay
Imagem ilustrativa de um monstro na floresta - Pixabay

1. Morto-vivo

Zumbi é alguém que morreu e foi enfeitiçado ou sofreu com contaminações de vírus.

Tamanho: igual ao de um ser humano.

Pontos fortes: além de muito forte, fareja as vítimas a quilômetros de distância. E depois as devora!

Pontos fracos: os joelhos são duros, então é bem lento. Não fala, não enxerga e vive pouco tempo.

Curiosidade: tem pele apodrecida, cheira mal e usa roupas esfarrapadas. Para combatê-lo, ataque e destrua o cérebro.

2. De outro planeta

Há sinais de aliens desde a Era dos Dinossauros. No Brasil, a história mais famosa é a do ET de Varginha, em Minas Gerais, de 1996. Na época, apareceram seres com 1,60 metro de altura, pele marrom, viscosa, olhos vermelhos e três buracos na cabeça.

Tamanho: vão de 30 centímetros a 5 metros de altura.

Pontos fortes: tem poderes especiais, como hipnotizar ou paralisar pessoas.

Pontos fracos: não conhecem direito o planeta Terra e alguns não conseguem respirar nosso ar.

Curiosidade: podem estar entre nós com qualquer aparência.

3. Cheia de faixas

No Egito antigo, pessoas importantes, como reis e rainhas, tinham o corpo enfaixado com tecido, guardado em sarcófago e escondido em lugares secretos nas pirâmides.

Tamanho: até 2 metros de altura.

Pontos fortes: é forte, se transforma em areia e depois volta a se materializar.

Pontos fracos: não consegue se mover com velocidade, pode ser desenrolada e virar pó.

Curiosidade: não perturbe a tumba da múmia, já que ela suga a alma da vítima.

4. Defensor das matas

O curupira vive nas matas brasileiras, protegendo os animais de caçadores. Os que tentam seguir o curupira acabam perdidos, pois ele tem os pés para trás e os confunde.

Tamanho: parece uma criança de 7 anos.

Pontos fortes: é rápido e cria ilusões visuais e sonoras.

Pontos fracos: às vezes se distrai na floresta, tornando-se alvo fácil de caçadores.

Curiosidade: um dos primeiros relatos sobre ele foi feito em 1560, numa carta do padre José de Anchieta enviada a Portugal.

5. Pezão

Nos Estados Unidos e no Canadá, algumas pessoas juram ter visto o pé-grande. Dizem que ele vive nas florestas, nos pântanos e nas montanhas.

Tamanho: 3 metros de altura. Pesa cerca de 300 quilos.

Pontos fortes: tem força fora do comum, sabe se esconder e enxerga bem à noite.

Pontos fracos: não é muito inteligente e, ao menor contato com humanos, foge.

Curiosidade: as pegadas podem chegar a 68 centímetros de comprimento e 31 centímetros de largura.

6. Monstro do Lago Ness

Famoso desde 1933 quando um casal disse tê-lo avistado, o Monstro do Lago Ness vive na Escócia. Seu esconderijo preferido é a parte mais profunda do Lago Ness, cerca de 300 metros abaixo da superfície.

Tamanho: 6 metros de comprimento.

Pontos fortes: se desloca com muita rapidez e o pescoço longo permite alcançar as presas de longe.

Pontos fracos: ele vê apenas vultos.

Curiosidade: na água, faz barulhos estranhos, produz bolhas e se alimenta de peixes, como salmão e enguia.

7. Buuu

Segundo lendas, os fantasmas são espíritos de pessoas ou animais que já morreram e aparecem para assustar qualquer um à noite.

Tamanho: igual a um ser humano, adulto ou criança.

Pontos fortes: desloca-se de um lugar para outro com rapidez, fica invisível, atravessa paredes e portas fechadas.

Pontos fracos: não gosta da luz do dia e foge de sal grosso.

Curiosidade: se ele aparecer e você tiver medo, basta acender a luz do quarto e chamar seus pais.

8. Narigão e verruga

Durante os séculos 15 e 17, as bruxas eram acusadas de fazer feitiçarias e maldades e de estarem ligadas ao demônio. Por isso, as pessoas as queimavam vivas em fogueiras.

Tamanho: igual a um ser humano adulto.

Pontos fortes: sabe criar poções mágicas, transporta-se com velocidade e pode se transformar em uma linda moça para atrair as pessoas.

Pontos fracos: tem medo do mar e da água salgada.

Curiosidade: se não quiser encontrá-la, evite casebres no meio das florestas, pois é lá que elas vivem.

9. Boitatá

Conta a lenda que uma grande enchente atingiu as florestas e afogou todos os animais e somente uma serpente conseguiu sobreviver.

Tamanho: muuuito grande.

Pontos fortes: é forte, queima os inimigos até matá-los e se desloca rapidamente.

Pontos fracos: pode ser capturada em algumas armadilhas e vira presa fácil de outros animais.

Curiosidade: persegue quem queima a mata e maltrata os animais. Outra lenda diz que ela é uma alma penada, tem corpo transparente e olhos de fogo. Quem a encontra pode ficar cego e louco.

10. Homem retalhado

Frankenstein surgiu de uma história de terror em 1816, quando alguns amigos esperavam a chuva passar em uma casa. Dali em diante, o monstro feito de pedaços de corpo sofreu uma descarga elétrica e ganhou vida.

Tamanho: 2,5 metros de altura.

Pontos fortes: força fora do comum.

Pontos fracos: é confuso e atrapalhado. Como é muito pesado, caminha devagar.

Curiosidade: se cruzar com um e quiser afugentá-lo, já sabe como fazer. Corra!

11. Cuidado com sua cama

O bicho-papão é meio bicho, meio gente e assusta as crianças desobedientes e as que não querem comer. Aparece soltando fumaça pelo nariz.

Pontos fortes: é grande e forte.

Pontos fracos: é lento e não gosta de claridade.

Curiosidade: a lenda do bicho-papão surgiu no século 11 pelo rei inglês Ricardo Coração de Leão, que, antes de sair de casa, assustava os filhos para que eles obedecessem em sua ausência. O monstro vive embaixo das camas e dentro dos armários.

12. Auuuuuuuu

A lenda do homem-lobo começou na Grécia antiga, quando um rei chamado Licaón ofereceu ao poderoso Zeus um suculento bifão. Depois que Zeus soube que a carne era de humano, transformou Licaón em lobisomem.

Tamanho: chega a 3 metros de altura.

Pontos fortes: é esperto, forte, rápido e dá saltos bem altos. Consegue enxergar no escuro e sua pele é bastante resistente a ferimentos.

Pontos fracos: objetos de prata são fatais.

Curiosidade: para se transformar em lobisomem, tem que ser mordido por um (ele persegue a vítima em noite de lua cheia) ou seus pais terem tido seis filhas e você ser o sétimo. A maldição pode ser passada de pai para filho e se desenvolver aos 13 anos.

13. Cadê a cabeça?

Uma pequena cabeça e, por cima dela, vinda do pescoço, uma labareda de fogo: cuidado, esta é a mula sem cabeça! Ela dá um relincho estridente e assustador ou emite som parecido com o choro de uma mulher.

Tamanho: 1,40 metro de altura.

Pontos fortes: é veloz, solta fogo pelo pescoço e consegue caminhar por 12 horas sem parar.

Pontos fracos: não pode ser perfurada com uma agulha. Se isso acontecer, o sangue jorra sem parar e ela volta à forma humana.

Curiosidade: quem cruza o caminho dela tem os olhos, os dentes e os dedos arrancados. Ela aparece nas noites de quinta ou sexta-feira, em estradas desertas.

14. Dentuços

Tema de vários filmes, séries e livros, os vampiros dormem em caixão cheio de terra do local onde nasceram.

Tamanho: o mesmo de um ser humano adulto.

Pontos fortes: tem visão, audição e olfato extraordinários. Além de ser muito forte, consegue hipnotizar a vítima e alguns até voam. Cria tempestades e transforma-se em morcego.

Pontos fracos: não suporta luz do dia, cheiro de alho, água benta e crucifixo. Uma estaca de madeira no peito mata o vampiro.

Curiosidade: são pálidos, têm mau hálito e o reflexo do corpo não aparece no espelho. Como é simpático, chega perto do alvo, morde o pescoço e suga todo o sangue! A vítima morre ou também se torna vampiro