Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Crepúsculo

Crepúsculo: 5 acontecimentos do livro "Amanhecer" que foram alterados nos filmes

Descubra o que mudou na trama de "Amanhecer" entre a versão das páginas e das telonas

Redação Publicado em 06/07/2023, às 14h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de 'A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1' - Reprodução/Paris Filmes
Pôster de 'A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1' - Reprodução/Paris Filmes

As reviravoltas finais da saga Crepúsculo foram escritas em “Amanhecer”, título que também foi adaptado para os cinemas e dividido em duas partes lançadas em 2011 e 2012. Mas, além de ter sido transformado em dois filmes, a trama sofreu algumas alterações para que a franquia fosse encerrada de forma coerente nas telonas.

Pensando nisso, a RECREIO reuniu abaixo 5 acontecimentos do livro "Amanhecer" que foram alterados nos filmes, seguindo informações publicadas pelo portal Screenrant.

1. A revelação do passado de Edward

Edward Cullen
Crédito: Reprodução/Paris Filmes

A cena em que Edward conta a Bella seus primeiros dias como vampiro traz detalhes de como ele se rebelou para consumir sangue humano usando suas habilidades telepáticas para rastrear assassinos e estupradores e matá-los, assim como mostra o arrependimento de Edward de ter fugido da dieta vegetariana e acabado com a vida de pessoas.

No entanto, a revelação do passado de Edward ocorre em momentos diferentes no livro e filme. Nas páginas, ele expõe isso a Bella enquanto a leva para a casa de seus pais pela primeira vez, enquanto em “Amanhecer - parte 1” tudo acontece na noite anterior ao casamento do casal.

2. O sonho de Bella

Bella e Edward
Crédito: Reprodução/Paris Filmes

Bella tem sonhos proféticos e no livro, ela prevê que terá um bebê ao qual terá sua segurança ameaçada pelos Volturi. No primeiro filme da última sequência, o sonho é alterado, já que antes de seu casamento, Bella sonha que sobre ao altar em cima de uma pilha de cadáveres de seus amigos e familiares.

3. Relação entre Alice e Jacob

Alice e Jacob
Crédito: Reprodução/Paris Filmes

Algo que não acontece no filme é visto nas páginas de Amanhecer: Stephenie Meyer explora a relação entre Alice e Jacob como forma de mostrar a mudança de percepção do lobisomem aos membros do cla Cullen. 

Isso porque, Alice, que só pode ter visões de humanos e vampiros — já que ela já foi os dois —, sente dores de cabeça ao estar perto de Bella gravida, pois não pode ver Renesmee. No entanto, essas dores são canceladas quando ela está próxima de Jacob, pois de alguma forma ter outra pessoa cujo futuro ela não pode ver tem essa ação, assim os dois acabam se tornando próximos.

4. Conflito entre vampiros e lobisomens 

Amanhacer Parte 1
Crédito: Reprodução/Paris Filmes

Após o nascimento de Renesmee, Sam e sua matilha vão atrás da bebê para matá-la, visto que há a crença de que ela seria uma ameaça ao mundo sobrenatural por ser hibrida. Com isso, em “Amanhecer - parte 1” há um conflito entre o clã olímpico e lobisomens, que só chega ao fim até Jacob ter um imprinting com Renesmee, visto que ele acaba convencendo os membros da matilha a desistir da luta. O curioso, é que essa guerra só existe nas telonas.

5. Imprinting de Jacob

The Twilight Saga: Breaking Dawn
Crédito: Reprodução/Paris Filmes

Nos capítulos e nas cenas, o imprinting de Jacob é revelado de formas diferentes. No livro, ele diz que os sentimentos que tinha por sua família e amigos foi substituido pelo amor a Renesmee, enquanto no filme isso ocorre mostrando a filha de Bella como adolescente.