Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Conheça a história dos Smurfs

Antes de invadirem os cinemas com três filmes, os Smurfs já estiveram nas histórias em quadrinhos e na TV. Viaje por essa aventura!

Letícia Yazbek Publicado em 04/06/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Smurfs 2 - Divulgação/ Sony Pictures Animation
Imagem de Smurfs 2 - Divulgação/ Sony Pictures Animation

Os Smurfs são criaturas azuis, parecidas com duendes. Eles vivem em casas com formato de cogumelo em uma aldeia escondida na floresta. Nessa vila moram mais de 100 Smurfs, liderados pelo sábio Papai Smurf. Cada um é batizado de acordo com as características que possui, como Ranzinza, Soneca, Gênio, Robusto e Desastrado.

1. Primeira aparição

Os Smurfs foram criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford, conhecido como Peyo. Eles deram as caras pela primeira vez em 1958, em uma série de histórias em quadrinhos chamada 'Johan et
Pirlouit', que contava as aventuras de um cavaleiro chamado Johan.

Quando Peyo criou os Smurfs, pensou em fazê-los na cor verde. Mas logo percebeu que os leitores poderiam confundir os Smurfs com as plantas da floresta onde se passariam as histórias. Aí, testou o vermelho e não gostou do resultado. Por fim, escolheu o azul!


2. Revista própria

A novidade agradou aos leitores e aos editores da revista. Assim, em 1959, os Smurfs passaram a ter a própria história em quadrinhos, fazendo mais sucesso ainda! A partir de 1989, os quadrinhos ganharam uma revista própria, a Schtroumpfs.

A palavra Smurfs é uma versão simplificada de Schtroumpfs – no original, as criaturas são chamadas de Les Schtroumpfs. O termo foi inventado por Peyo durante um jantar, quando, em vez de dizer sal, ele disse schtroumpf (que quer dizer algo como “qualquer coisa”).

Anos depois, o nome dos personagens foi mudado para Smurfs, mais fácil de falar.


3. Sucesso na TV

Na década de 1980, os Smurfs ganharam uma série de desenho animado, criada com a participação de Peyo e transmitida no Brasil pela Rede Globo. Foram mais de 250 episódios, produzidos durante oito anos. Foi assim que os Smurfs se tornaram conhecidos no mundo todo.

Os episódios do desenho animado mostravam o cotidiano dos Smurfs. Eles viviam aventuras tentando escapar de Gargamel, principal vilão. As histórias eram cheias de fantasia, aventura e comédia.

The Smurfs animação de TV
Série de TV dos Smurfs. Crédito/ Divulgação/ Hanna-Barbera/ SEPP International SA


4. Os filmes

Eles chegaram aos cinemas em 2011: o feiticeiro Gargamel invade a vila! Ao fugirem do vilão, Desastrado, Papai Smurf, Smurfette, Gênio, Ranzinza e Arrojado cruzam um portal e chegam a Nova York (Estados Unidos). Em Os Smurfs 2 (2013), Gargamel cria uma versão malvada dos seres azuis para tentar roubar a essência deles!

Cena do primeiro filme dos Smurfs
Cena do primeiro filme dos Smurfs. Crédito/Divulgação/Youtube/Sony Pictures Brasil

Você sabia?

Em 2008, a Bélgica criou uma série de moedas de 5 euros que trazia a figura de um Smurf. A ação comemorava o 50º aniversário dos personagens.