Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Como surgiu o primeiro grupo de k-pop da história?

Descubra a história fora do comum que formou o primeiro grupo de k-pop da história: Seo Taiji and Boys

Izabela Queiroz Publicado em 05/10/2023, às 14h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do álbum "Seo Taiji and Boys" lançado em 1992 - Reprodução/ Bando Eumban/ Yedang Company
Capa do álbum "Seo Taiji and Boys" lançado em 1992 - Reprodução/ Bando Eumban/ Yedang Company

Eles fizeram história! Quando Seo Tai-ji, Yang Hyun-suk e Lee Ju-no se juntaram na década de 90 formando o “SeoTaiji & Boys”, eles se tornaram os primeiros idols a estrear no gênero musical que surgiu na Coreia do Sul, mas que hoje é conhecido por todo o mundo: o k-pop.

Isso aconteceu, mais precisamente, em 1992, quando eles surgiram nas telinhas pela primeira vez por meio de uma apresentação no canal MBC, formando assim o primeiro grupo de k-pop, e é claro, os primeiros exemplos para as formações que surgiriam nos anos seguintes.

Juntando músicas orientais e ocidentais numa mesma batida, assim como coreografias inesquecíveis e visual único, o grupo permaneceu em atividade até 1996, quando decidiram se separar. — Mas, como surgiu o primeiro grupo de k-pop? A história é um tanto quanto inusitada e a RECREIO te conta a seguir!

A CRIAÇÃO DO “SEOTAIJI & BOYS”

Tudo começou devido ao talento de Yang Hyunsuk. O artista, que também é conhecido por fundar a YG entertainment e criar grupos icônicos como BIGBANG e BLACKPINK, era muito habilidoso na dança, o que fez com que Seo Tai-ji se aproximasse dele com um pedido especial.

Os dois se conheceram em uma boate quando Seo Tai-ji abordou Yang Hyunsuk solicitando que ele lhe não só lhe dissesse o que era preciso para dançar, como realmente fosse seu professor, lhe ensinando a arte de fazer movimentos ritmados com o corpo, como explica o portal Koreaboo.

O pedido foi aceito, mas com uma condição: Yang Hyunsuk pediu três pagamentos adiantados no valor de ₩ 1,50 milhão de KRW (cerca de RS 5.739,00) cada. Surpreendente, Seo Taiji aceitou e transferiu mais de ₩ 4,50 milhões de KRW (cerca de RS 17.217,00), como prova de que realmente queria aprender.

No entanto, a jornada não foi fácil. De início, Seo Taiji, filmava os movimentos de Yang para poder reproduzi-los e tornar seu aprendizado mais rápido, mas todos os movimentos foram memorizados invertidos, pois ele os praticava com o uso dos vídeos espelhados.

Mais que isso, Yang Hyunsuk foi convocado para o serviço militar obrigatório na Coréia do Sul antes de ensinar Seo Taiji, o que quase levou o cantor a quase deixar o desejo de aprender a dançar para trás, mas antes que ele desistisse, Yang foi dispensado do exército devido a um problema cardíaco, o que fez com eles se reunissem novamente.

Na época, Seo Taiji já estava preparando seu álbum solo, e a música “I Know” seria a escolhida para promover seu novo trabalho. Dessa forma, Yang sugeriu que a faixa viesse acompanhada de uma identidade de dança e moda que se destacasse entre os produtos musicais já lançados, sugerindo, inclusive, que dançarinos profissionais acompanhassem o artista.

Dessa forma, Taiji convidou Yang para se juntar à sua equipe. Um mês antes da estreia, Yang fez com que Lee Juno fosse incluso no grupo, já que eles haviam prometido um ao outro que estrearam juntos um dia. Inclusive, por ter sido adicionado de última hora ao grupo, Lee Juno não tem sua voz inclusa no álbum de estreia do Seo Taiji and Boys.

Veja o MV de "I Know", faixa que marca a estreia do grupo!