Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Cebolinha

Como surgiu o apelido de Cebolinha?

Todo mundo conhece Cebolinha por seu apelido, mas esse não é seu verdadeiro nome. Descubra como surgiu!

Daniela Bazi Publicado em 06/04/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cebolinha, personagem de Turma da Mônica - Reprodução/ Maurício de Sousa Produções
Cebolinha, personagem de Turma da Mônica - Reprodução/ Maurício de Sousa Produções

Há pouco mais de seis décadas, o menino que sempre usa verde, fala “elado”, possui apenas cinco fios de cabelo e é o responsável da turminha por criar os planos infalíveis, o nosso querido Cebolinha, diverte os fãs das mais diferentes idades da Turma da Mônica.

O menino que sempre toma coelhadas de Mônica surgiu no ano de 1960 como coadjuvante das tirinhas de Franjinha e Bidu, que eram publicadas no jornal Folha de S.Paulo.

Seu primeiro gibi solo, no entanto, foi lançado apenas em 1971, com o título de “Cebolinha nº1”, contando também com a estreia dos personagens Chovinista, Louco e Rosinha.

Cebolinha Nº1
Capa do gibi 'Cebolinha Nº1' / Crédito: Reprodução/Editora Abril

Nas revistinhas, todos conhecem o menino apenas como Cebolinha, porém, seu nome verdadeiro é Cebolácio Júnior Menezes da Silva. Mauricio de Sousa criou Cebola inspirando-se em um amigo de infância de seu irmão, Márcio de Sousa, que se chamava Luiz, mas também possuía o apelido de Cebolinha. Mas, de onde surgiu esse apelido?

Apelido de infância

Assim como o personagem, Luiz também contava com cabelos espetados quando criança e possuía dislalia, responsável por fazer ele trocar a letra "R" pelo "L".

Em entrevista ao portal Veja São Paulo no ano de 2011, Luiz respondeu algumas perguntas enviadas por fãs, e finalmente desvendou o mistério de onde surgiu o apelido de Cebolinha.

“O apelido veio quando eu jogava bola com o irmão mais novo do Mauricio, lá no bairro do São João, em Mogi das Cruzes”, revelou. “E o apelido foi dado pelo pai dele, por causa dos meus cabelos que brotavam do alto da minha carequinha como fios no alto de uma cebola. A dislalia, colocada no personagem, também veio de mim mesmo. Eu troco as letras R por L de verdade. Mas só falando. Quando escrevo, eu não troco nada”.

Ainda durante a entrevista, que também contou com a participação de Mauricio de Sousa, o criador explicou um outro questionamento muito feito pelos fãs: por que Cebolinha sempre chamava a Mônica de baixinha se eles são do mesmo tamanho?

Na ocasião, o quadrinista disse: “Talvez porque com seu cabelinho espetado ele fique com alguns centímetros a mais de altura”.