Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Dia das Crianças

Como outros países comemoram o Dia das Crianças?

Descubra como e quando países como o Japão, Índia e Turquia celebram o Dia das Crianças

Izabela Queiroz Publicado em 12/10/2023, às 09h00 - Atualizado em 13/10/2023, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "Red: Crescer é uma Fera" - Reprodução/ Disney
Cena de "Red: Crescer é uma Fera" - Reprodução/ Disney

Na última quinta-feira, 12, foi celebrado em todo o Brasil o Dia das Crianças, data reservada para homenagear os pequenos, onde há programações dedicadas a relembrar os diretos e propagar o bem-estar infantil, assim como brincadeiras e trocas de presentes que proporcionam diversão a família.

No país, a data surgiu em 1923 após o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborar um projeto de lei que transformava o dia 12 de outubro no Dia das Crianças no Brasil.

No entanto, a comemoração só ganhou força na década de 1960, após uma campanha de marketing realizada pela fábrica de brinquedos Estrela em parceria com a marca Johnson & Johnson chamada “Semana do Bebê Robusto” que atingiu alavancou o número de vendas da empresa, passando a ser adotada nos anos seguintes como a Semana das Crianças.

Ainda assim, em outros países a festividade não é celebrada do décimo segundo dia de outubro. Isso porque, regiões como Egito, Finlândia, Canadá, Paquistão, Reino Unido, França e Trindade e Tobago comemoram em 20 de novembro, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial das Crianças, devido a dois fatos históricos:

  1. A aprovação a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 20 de novembro de 1959;
  2. A Convenção dos Direitos da Criança, realizada em 20 de novembro de 1989.

No entanto, existem territórios que marcam a celebração em seus calendários em outros dias e de formas únicas. Confira alguns deles na lista abaixo!

1. Japão

No Japão, a comemoração ocorre em dias diferentes para as crianças do sexo masculino e feminino. Para os meninos, é no dia 05 de maio, onde, segundo o portal Brasil Escola, as famílias exibem capacetes de guerra tradicionais, com o intuito de que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Já as meninas celebram em 03 de março, data marcada pelo festival Hina Matsuri.

2. Índia

O dia 14 de novembro foi escolhido pela Índia, visto que marca o aniversário deo primeiro-ministro do país após se tornarem independentes do Reino Unido: Jawaharlal Nehru. Segundo a revista Gallileu, a celebração é semelhante ao Brasil, com atividades dedicadas as crianças nas escolas e programação especial nos canais de televisão.

3. Paraguai

Em homenagem aos 3.500 meninos que enfrentaram a Batalha de Acosta Ñu na tentativa de combater soldados brasileiros, o dia 16 de agosto foi definido como o Dia das Crianças no Paraguai. Na data, os pequenos ganham presentes e podem comer pratos típicos.

4. Nova Zelândia 

Celebrado sempre no último dia de outubro, o Dia das Crianças na Nova Zelândia tem um diferencial muito fofo: todo ano, um animal nativo do país é escolhido pelas crianças para representar a data e ser homenageado. 

5. Turquia

Na Turquia, a celebração ocorre em 23 de abril, e coloca as crianças no poder! Isso acontece, pois, o parlamento reserva cadeiras para que os pequenos possam se sentir como verdadeiros governantes. Além disso, festas também fazem parte do Dia das Crianças no país.