Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Carros: Veja a inspiração da vida real para o personagem Mate

Descubra como uma pessoa foi responsável por inspirar a criação do caminhão de reboque, Mate, personagem da franquia "Carros"!

Izabela Queiroz Publicado em 25/02/2024, às 11h00 - Atualizado em 27/02/2024, às 16h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mate, personagem da franquia "Carros" - Reprodução/ Pixar
Mate, personagem da franquia "Carros" - Reprodução/ Pixar

Além de Relâmpago McQueen a franquia “Carros” apresentou diversos personagens incríveis que acabaram ganhando o coração do público, como o amigo dentuço do famoso carro de corrida que deseja vencer a copa pistão, que tem sotaque "caipira" e é detentor do título — dado por ele mesmo — de "maior motorista de ré" de todos os tempos: Mate (Tow Mater, na versão original de dublagem).

Ainda assim, o que poucos podem imaginar é que o adorável caminhão de reboque teve uma inspiração do mundo real para ganhar forma no universo de “Carros”. Mas ao contrário do que é comum imaginar, não foi um veículo que deu origem ao personagem, e sim uma pessoa!

A inspiração da vida real para o personagem Mate

Segundo o portal EW, o diretor da animação, John Lasseter, encontrou o muso inspirador de Mate, um superintendente de construção civil chamado Douglas Keever, mais conhecido por seu apelido de infância Mater (nome do personagem na versão original), em uma de suas pesquisas para criar a trama durante uma visita ao Lowe's Speedway, localizado em Concord aos arredores de Charlotte no estado da Carolina do Norte, Estados Unidos, em 2001.

Nessa ocasião, Keever, que faz de tudo para não perder uma corrida sequer do circuito, estava em seu lugar de costume: uma elevação no campo interno do Lowe's conhecida pelos habitantes locais como "Redneck Hill", onde os torcedores mais assíduos se reuniam em barracas.

No caso de Keever, ele se reunia com seus amigos em volta de uma pequena carroça vermelha onde ele levava bebida para seus companheiros, e foi assim, oferecendo uma cerveja para Lasseter que os dois se conheceram — rendendo um diálogo que também seria retratado na animação.

Meu nome é Mater", se apresentou Keever, como de costume. "Mater?", perguntou Lasseter. "Sim, como tuh-mater, mas sem o tuh".

Detalhe: Quando Mate se apresenta para Relâmpago McQueen em "Carros", a troca entre os dois é semelhante a de Keever e Lasseter, onde também há um trocadilho entre o nome e a palavra tomate.

Na versão em português é: "Meu nome é Mate", diz o caminhão de reboque. "Mate?", questiona McQueen. "É, quem nem tomate, só que sem o 'To'", finaliza Mate. Relembre a seguir!

A troca entre o diretor de "Carros" e Keever poderia ter se tornado só uma vaga lembrança se a equipe do filme não enfrentasse dificuldades para nomear o personagem que foi originalmente pensado como uma caminhonete, pois foi vendo isso que Lasseter decidiu alterar a ideia, transformando-o em um caminhão de reboque que receberia o nome de Mater.

Em inglês o nome faz um trocadilho ainda maior, já que caminhão de reboque é traduzido como tow truck, dessa forma, o nome de Mate, que é Tow Mater na dublagem original, faz uma piada com o veículo que ele representa e a pronúncia de tomate na língua inglesa.

Com isso em mente, Lasseter contatou Keever para apresentar a ideia, além de convidá-lo para fazer uma breve participação no longa, já que Keever tem a sua voz e a de seu melhor amigo de corrida, Larry Benton ouvida na cena em que dois torcedores de motor-home gritam por Relâmpago McQueen nos primeiros minutos do filme.