Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Carros: Qual o carro real que inspirou Relâmpago Mcqueen?

Descubra a resposta para uma das dúvidas recorrentes relacionadas ao personagem principal da franquia "Carros": Relâmpago Mcqueen!

Izabela Queiroz Publicado em 27/02/2024, às 16h35 - Atualizado em 06/03/2024, às 09h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagem Relâmpago Mcqueen em cena de "Carros", filme de 2006 - Divulgação/Pixar
Personagem Relâmpago Mcqueen em cena de "Carros", filme de 2006 - Divulgação/Pixar

“Carros” é a franquia dos estúdios Pixar responsável por apresentar ao público o personagem Relâmpago McQueen. As tramas, lançadas entre 2006 e 2007, acompanham os desafios e aventuras que o carro de lataria vermelha enfrenta enquanto tenta alcançar o primeiro lugar em campeonatos automobilísticos, ao mesmo tempo que reflete sobre o valor da fama e o sucesso, assim como traz lições valiosas sobre a importância da amizade e do amor.

Ao longo dos filmes, é revelado que Mcqueen venceu a Copa Pistão por sete vezes, assim como é mostrado o personagem descobrindo mais sobre si e seu proposito, concluindo que o vencedor nem sempre é aquele que cruza a linha de chegada em primeiro. Na franquia, ele deixa de ser um competidor e termina sua trajetória nas telas como chefe de equipe de Cruz Ramirez na Equipe Dinoco. 

Ainda que seja o veículo mais famosos do universo de “Carros”, é possível definir qual automóvel serviu de inspiração para a criação de Relâmpago Mcqueen? Os fãs mais assíduos dizem que sim, já que o palpite mais comum é que o Chevrolet Corvette C6 (sigla que representa a sexta geração do carro esportivo), seja aquele cujo modelo foi espelhado no personagem.

Por mais que a semelhança seja inegável, não há a capacidade de afirmar com certeza qual o veículo foi usado pelos animadores para criar o visual de Mcqueen. Isso porque, conforme explicado pelo portal Screenrant, não há nenhum carro existente que tenha sido usado como referência para o design da figura que é dublada originalmente pelo ator Owen Wilson.

A revelação foi feita pelo diretor “Carros”, John Lasseter, que em um bate-papo concedido ao Los Angeles Times, afirmou que o personagem é “um híbrido entre um stock car e um carro de corrida de resistência de Le Mans mais curvilíneo”, ainda que não tenha citado nenhum modelo como referência.

Além dele, Bob Pauley, um dos designers de produção da animação, detalhou em entrevista à Autoweek o processo que levou os animadores ao visual do icônico carro escarlate.

Pegamos o melhor de nossas coisas favoritas, dos GT40 aos Chargers... apenas os esboçando, descobrimos a aparência de McQueen”, relembrou o artísta.

Vale lembrar que além de McQueen, mais dois personagens também não são retratações fiéis a algum automóvel da vida real: Mate e Chick Hicks. Fora eles, todos os carros da animação são baseados em modelos de veículos que existem, como Doc Hudson, por exemplo, que é um Hudson Hornet 1951; Sally, que é um Porsche 911 Carrera de 2002; e Luigi, que é um Fiat 500 de 1959. 

Mais sobre "Carros"

Carros
Imagem promocional da animação "Carros", lançada em 2006 /Crédito: Divulgação/Pixar

"Carros" acompanha Relâmpago McQueen, um carro de corrida famoso, que se perde enquanto se dirige para a corrida de desempate na Copa Pistão, e acaba parando em uma pequena cidade chamada Radiator Springs na Rota 66, onde descobrirá novos propósitos e um grande amor.