Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Barbie: Por que existe apenas um Allan?

Descubra o motivo por trás da falta de variedades de Allan, o melhor amigo de Ken, no live-action de 'Barbie'

Daniela Bazi Publicado em 22/07/2023, às 11h00 - Atualizado em 26/07/2023, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael Cera como Allan em 'Barbie' (2023) - Reprodução/Warner Bros.
Michael Cera como Allan em 'Barbie' (2023) - Reprodução/Warner Bros.

Na última quinta-feira, 20, aconteceu a tão esperada estreia nos cinemas brasileiros do live-action de “Barbie”, filme dirigido por Greta Gerwig, e estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, atores que interpretam as versões mais clássicas de Barbie e seu namorado, Ken.

Contudo, o filme também conta com uma grande variedade de Barbies e Kens, que representam algumas das diferentes versões já lançadas dos bonecos ao longo de sua história. Além disso, é possível notar ainda a presença dos melhores amigos do casal, Midge, vivida por Emerald Fennell, e Allan, interpretado por Michael Cera.

Desde a divulgação dos teasers, uma dúvida surgiu na cabeça dos fãs envolvendo o melhor amigo de Ken. Afinal, por que só existe apenas uma versão de Allan, e não diversas, assim como acontece com os protagonistas da trama?

Inspirado na história real

O boneco de Allan surgiu no ano de 1964, com o intuito de ser o melhor amigo de Ken, e namorado de Midge, que é melhor amiga de Barbie. Segundo informações divulgadas pelo portal IGN, seu nome foi inspirado no genro da co-fundadora da Mattel,Ruth Handler, criadora da Barbie.

Infelizmente, o boneco acabou não fazendo tanto sucesso entre o público e foi descontinuado em 1966, segundo o ScreenRant. No entanto, ele voltaria às prateleiras no início da década de 1990, com a coleção “Wedding Party Midge Gift Set”, que marcava seu casamento com Midge.

No ano de 2002, o casal voltava para as lojas na linha “Happy Family”, onde apresentavam seus filhos. Os dois primeiros herdeiros foram Ryan e Nikki, onde, apenas alguns anos depois, chegaria a caçula Cassandra. Conforme repercutido pelo jornal extra, na época de seu lançamento, no entanto, a coleção gerou uma grande polêmica.

Isso porque a boneca de Midge estava grávida, e possuía uma barriga removível, onde era possível encontrar o bebê Nikki. Por este motivo, pessoas nos Estados Unidos acusaram a linha de influenciar a gravidez na adolescência e, por este motivo, os brinquedos foram retirados de circulação. Desde então, Allan e Midge foram descontinuados pela Mattel, mas é possível ver a versão grávida da melhor amiga de Barbie no novo live-action.  

Midge live-action
Pôster de Midge no live-action de 'Barbie' / Crédito: Divulgação/Warner Bros.

No entanto, na década de 2010, Midge retornaria aos olhos do público, mas de uma forma bem diferente. Aparecendo através da animação “Barbie: Life in the Dreamhouse”, ela não foi apresentada com Allan — muito pelo contrário. No desenho, ela é descrita como uma mulher solteira, sem marido ou filhos.

Já no novo live-action, a falta de popularidade de Allan também é citada, onde podemos ver o melhor amigo de Ken confuso por possuir apenas uma versão, e não várias como seu colega.