Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Avatar: Por que os Na'vi são azuis?

Descubra a resposta de uma das principais dúvidas que cercam o universo da franquia Avatar

Izabela Queiroz Publicado em 06/01/2023, às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de ‘Avatar: O Caminho da Água' - Divulgação/ 20th Century Fox
Cena de ‘Avatar: O Caminho da Água' - Divulgação/ 20th Century Fox

Treze anos depois de ‘Avatar’ (2009), James Cameron retorna à Pandora e transforma a história dos Na’vi em uma franquia com o lançamento de ‘Avatar: O Caminho da Água’, filme lançado em 15 de dezembro de 2022 que mostra não só as novas ameaças e perigos que Neytiri (Zoë Saldaña) e Jake Sully (Sam Worthington) terão que enfrentar com sua família após mais de uma década em Pandora, como apresenta também um novo clã: os Metkayina. 

Esses novos seres são introduzidos como o clã da água. A tribo que é liderada por Tonowari (Cliff Curtis) e Ronal (Kate Winslet) que vivem na vila principal chamada Awa'atlu, possuem a biologia adaptada para que possam viver no oceano e em áreas litorâneas. Para isso, as caudas dos Metkayina são mais grossas e possuem uma ponta que se assemelha a um remo, além de possuírem barbatanas nos braços e olhos verdes.

Ainda que sejam totalmente diferentes dos Metkayina, o clã de Neytiri que também é conhecido como a tribo da terra ou Omaticaya e é composto por seres que possuem olhos amarelos, caudas compridas, quase 3 metros de altura e ossos naturalmente reforçados com fibra de carbono, possui uma grande semelhança com a nova civilização apresentada: ambas possuem tom de pele azulado.

Por que os Na’vi são azuis?

Avatar
Cena de ‘Avatar: O Caminho da Água. Crédito: Reprodução/20th Century Fox

Apesar de que a cor dos Metkayina tenha um subtom mais esverdeado, é inegável que sua pele é azul como a dos Omaticaya. Mas, ao contrário de todo o universo de Pandora, o motivo pela escolha do tom é bem simples e foi explicado por Cameron durante uma entrevista à revista Empire.

De acordo com a declaração, o processo de seleção para a cor dos Na’vi acabou seguindo uma ordem eliminatória, visto que o cineasta conta que o azul foi a única cor que ainda não havia sido utilizada para retratar outros personagens da cultura pop.

Quanto à cor: o verde foi escolhido. Houve uma longa história de alienígenas verdes. Além disso, o Hulk. E as cores humanas, rosa e marrom, não eram estranhas. Bob Esponja era amarelo. Isso praticamente deixou azul e roxo. Roxo é minha cor favorita, mas achei que deveríamos usá-lo como uma de nossas principais cores de bioluminescência, o que fizemos, associando-o a Eywa e a qualquer coisa sagrada para os Navi", disse Cameron.

Ainda assim, esse não foi o único motivo pelo qual a tonalidade foi escolhida. Isso porque, ainda na entrevista, o diretor conta que um sonho bastante estranho de sua mãe também serviu como fonte inspiradora para definir a cor dos habitantes de Pandora.

Também houve um sonho que minha mãe teve, onde ela viu uma mulher azul de 3 metros com 6 seios. Legal, como uma imagem. Eu a desenhei, mas descobri que 6 seios não pareciam tão bons quanto se pensava, e então teria sido um problema com a classificação. Mas, o que quer que fosse... azul", conta.