Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Avatar: Como foram filmadas as cenas de ‘O Caminho da Água’?

Descubra os detalhes por trás dos bastidores de ‘Avatar: O Caminho da Água’

Izabela Queiroz Publicado em 11/01/2023, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tuk em cena de ‘Avatar: O Caminho da Água' - Reprodução/ 20th Century Fox
Tuk em cena de ‘Avatar: O Caminho da Água' - Reprodução/ 20th Century Fox

Com as primeiras cenas de ‘Avatar: O Caminho da Água’ situadas ainda nas florestas de Pandora, não demora muito para que o filme apresente ao público uma nova locação e um povo ainda não explorado no planeta alienígena: o clã Metkayina, população que habita a área litorânea do local.

A nova tribo é introduzida após Jake Sully e sua família pedirem abrigo nas encostas após deixarem o clã Omaticaya temendo mais destruição e perdas ao povo da selva depois que o clone Avatar do Coronel Miles Quaritch desce dos céus em busca de vingança após os acontecimentos vistos em ‘Avatar’ (2009).

A partir de então, cenas submersas majestosas passam a encher a tela, apresentando a cultura Metkayna, seus habitantes e as criaturas que nadam pelos oceanos de Pandora, além de lutas pela sobrevivência repletas de ação debaixo d’água que são capazes de tirar o fôlego de quem assiste. — Mas, como essas cenas foram gravadas?

As gravações de  ‘O Caminho da Água’

Com roteiros planejado porJames Cameron entre 2013 e 2017 junto com mais três sequências, o filme teve suas cenas live-action vistas nas naves do Povo do Céu filmadas na Nova Zelândia, mas ao contrário do que se pensa, as cenas que utilizam CGI não são inteiramente criadas através de computação gráfica. 

Isso porque, os intérpretes de Jake Sully (Sam Worthington), Neytiri (Zoë Saldaña), Ronal ( Kate Winslet) e tantos outros, usaram trajes com pontos para capturar o movimento deles e assim, permitir que o modelo digital dos personagens fosse criado e finalmente editado para caber nas três horas de duração do filme. 

Vale lembrar que, de acordo com informações da revista Superinteressante, foram gravadas cerca de 3,3 mil tomadas com algum tipo de efeito visual que foram refinadas por 1,4 mil artistas da Weta Digital, a empresa neozelandesa do cineasta responsável por ‘O Senhor dos Anéis’, Peter Jackson.

Além disso, para as cenas debaixo d'água, um aquário de 3,4 milhões de litros foi construído para que os atores pudessem trazer vida para as sequências subaquáticas.

Você quer que pareça que as pessoas estão debaixo d’água, então elas precisam estar debaixo d’água… Não é uma loucura gigantesca – se você estivesse fazendo um [filme de] faroeste, estaria aprendendo a andar a cavalo”, afirmou James Cameron em entrevista ao The New York Times (via MetropolitanaFM). 

O tanque, que é um milhão de litros maior que uma piscina olímpica, teve sua superfície preenchida com bolinhas opacas de plástico para que menos luz entrasse e menos reflexo fosse feito, visto que as sombras poderiam comprometer a filmagem. 

Ainda assim, foi necessário também usar um sistema com câmeras infravermelhas para captar corretamente a movimentação dos atores, assim como um treinamento dos atores com instrutores de mergulho livre da Marinha dos EUA. 

Eu sabia que Sam era surfista, mas Sig, Zoe e os outros não eram pessoas particularmente voltadas para o mar”, contou Cameron. “Então, eu fui muito específico sobre o que seria necessário. Nós conseguimos os melhores especialistas em apnéia do mundo para falar com eles sobre isso”

Como resultado, além das belas cenas, a atriz Kate Winslet, atriz que dá vida a Ronal, líder do clã de Metkayina, quebrou o recorde de maior tempo segurando a respiração durante uma filmagem submersa permanecendo debaixo d'água por 7 minutos e tirando o título de Tom Cruise, que havia ficado 6 min sem respirar em uma das cenas de ‘Missão Impossível: Nação Secreta’ (2015). 

Em 21 de dezembro a distribuidora do longa-metragem disponibilizou um Featurette mostrando os bastidores por trás das cenas. O vídeo foi disponibilizado no canal 20th Century Studios UK. Veja!