Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Avatar 2: Como o nome de Kiri pode explicar sua origem misteriosa?

O significado do nome pode justificar o nascimento da personagem e sua conexão com Pandora explorados em ‘Avatar: O Caminho da Água’

Redação Publicado em 01/02/2023, às 17h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de ‘Avatar: O Caminho da Água’ - Divulgação/ 20th Century Studios
Cena de ‘Avatar: O Caminho da Água’ - Divulgação/ 20th Century Studios

Em ‘Avatar: O Caminho da Água’, James Cameron apresenta Kiri, a filha da Dra. Grace Augustine que é adotada por Jake e Neytiri. A garota que possui uma conexão incomum com os seres de Pandora, transmite uma aura de mistério e misticidade que causaram diversas incógnitas na cabeça dos fãs da trama alienígena.

Dentre as questões sem respostas estão as que tentam entender a origem de Kiri, que vão desde quem é o seu pai biológico, ou como a vida da garota se deu mesmo após a morte da mãe. Ainda que essas dúvidas possam parecer que não receberam respostas tão cedo, o nome da personagem pode revelar pistas de como o nascimento da jovem foi possível.

O significado

Antes de qualquer coisa, vale lembrar quais foram as condições do nascimento de Kiri. Em 'Avatar' (2009), a cientista estava prestes a morrer depois de ser atingida por Quaritch, mas encontrou esperança em permanecer viva quando os Na’vi a levaram para Árvore das Almas, onde um ritual foi realizado na tentativa de transferir a consciência da Dra. Augustine para o seu avatar.

Apesar da tentativa, o ritual não foi concluído e Grace morreu afirmando que agora ela havia encontrado a paz e que estava com Eywa, a deusa que rege todos os clãs apresentados em Pandora até então. Ainda assim, o avatar vazio e sem consciência da Dra. Augustine deu à luz a criança.

Isso fez com que os fãs criassem teorias de que ao invés de transferir a consciência de um corpo para o outro, o ritual tenha gerado uma nova vida. Com isso, Kiri seria uma reencarnação de Grace, fazendo uma conexão com a atriz Sigourney Weaver, visto que ela dá vida as duas personagens.

Ainda assim, há outra teoria, a de que Kiri pode ter parte do espírito de Eywa em seu corpo, ou seja, ser como um messias de Pandora — e é aqui que o nome da personagem pode revelar que a ideia não é tão maluca assim…

Isso porque, conforme apurou o site DisneyPlusBrasil, uma página da Universidade de Yale revela que “Kyrie eleison” é uma expressão de clamor de origem grega que foi adotada na liturgia oficial cristã devido ao seu significado: “Senhor [Kyrie], tenha misericórdia [eleison]”.

A frase acabou sendo modificada com o passar dos anos, passando a ser enunciada como Quírie, Chirie, Kírie, entre outros. Ainda assim, tempos depois a oração em grego foi substituída no rito romano por “Senhor, tende piedade“. 

Com isso, é provável que Kiri realmente seja descendente ou uma encarnação da divindade Na’vi, apesar de que em conversa com a Variety, os roteiristas Rick Jaffa e Amanda Silver, deixaram amplas as possibilidades de que ela poderia ser como o messias de Pandora.

Acho que nunca falamos sobre ela especificamente como um Jesus Na’vi”, disse Jaffa. “Mas é um mistério”, acrescentou Silver. “Nós realmente não podemos falar sobre isso”. “Nós estabelecemos essas perguntas”, afirmou Jaffa. “Queremos que as pessoas falem e pensem sobre essas coisas.”

Ainda assim, Silver confirmou que Kiri e a deusa estão ligadas de formas inesplicáveis: “Definitivamente, existe a sensação de que Kiri está inegavelmente e profundamente conectada a Eywa da mesma forma que Grace estava”.