Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Attack On Titan: 6 pontos-chave para lembrar antes de assistir aos episódios finais

Depois de nove anos, o anime — considerado um clássico — chega ao fim na 2ª parte de sua quarta temporada

Isabela Barreiros e Ingredi Brunato Publicado em 10/01/2022, às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de Attack on Titan - Divulgação/Mappa
Imagem promocional de Attack on Titan - Divulgação/Mappa

Baseado no mangá de Hajime Isayama, ‘Attack On Titan’ já é considerado um anime clássico mesmo antes de ganhar o seu tão aguardado final, que começou sua estreia no último domingo, 9. Agora, o mundo está atento ao lançamento dos episódios da segunda parte da última temporada da produção.

O anime surgiu com uma premissa bastante simples quando comparado ao momento de completo caos que os personagens estão vivendo — em sua jornada para sobrevivência, a humanidade de ‘Attack On Titan’ fez descobertas importantes sobre os titãs humanóides que a apavorava e percebeu que havia muito mais a saber para fora das muralhas.

Ao longo das últimas quatro temporadas, o trio formado por Eren Yeager, Mikasa Ackerman, Armin Arlert, juntamente a muitos outros personagens, perceberam as contradições do mundo em que habitavam e, agora, caminham para o arco final, que pode consagrar a animação como uma das maiores de seu tempo.

Pensando nisso, separamos 6 coisas importantes para relembrar antes de assistir aos episódios da 2ª parte da quarta temporada de ‘Attack On Titan’.

[Atenção, o texto contém spoilers de ‘Attack On Titan’!]

1.Tipos de titãs que o Eren possui

Crédito: Divulgação/Mappa

Quando a série começa, o protagonista já possui tanto o Titã de Ataque quanto o Titã Fundador dentro de si, ambos tendo sido conseguidos através de seu pai. Essa informação, no entanto, só é revelada com o tempo.

Já na primeira parte da quarta temporada, Eren adquire o Titã Martelo de Guerra durante uma batalha de tirar o fôlego, que serve para demonstrar como o personagem mudou no decorrer do anime.

Vale lembrar que existem nove Titãs originais: além dos três já citados, existem o Colossal (que está com Armin nesse ponto da produção), o Bestial (controlado por Zeke), Titã Fêmea (detida por Annie Leonhart, que permanece ‘congelada’ dentro das muralhas da Paradis), Titã Blindado (sob posse do famoso Reiner Braun), Titã de Transporte e Titã Mandíbula.

2. Quem morreu?

Crédito: Divulgação/Wit Studio

O universo de Attack on Titan é brutal, algo que a produção deixa claro desde o primeiro episódio, que já é repleto de personagens morrendo de forma cruel enquanto são devorados vivos por Titãs.

A carnificina prosseguiu durante toda a série, não poupando nem mesmo personagens importantes, como o comandante Erwin Smith, líder da divisão militar dos ‘Survey Cops’, do qual Eren e seus amigos fazem parte, ou o Tio Hannes, que conhecia o trio principal desde que eles eram crianças, servindo como uma espécie de figura paterna para todos.

Durante a primeira parte da quarta temporada, as mortes trágicas pelo qual Attack on Titan é conhecido continuam. A mais chocante delas é a de Sasha Braus, a carismática — e esfomeada — personagem que acompanhamos desde a primeira temporada, em que ela recebeu treinamento militar lado a lado com Eren.

A jovem soldado, que era uma caçadora antes de entrar no Exército, morre após ser baleada por Gabi, uma menina criada em Marley que se infiltrou na aeronave do grupo de Paradis quando eles batiam em retirada após um ataque surpresa ao local.

3. Eren e Zeke são meio-irmãos

Crédito: Divulgação/Mappa

Na terceira temporada, descobrimos que Eren e Zeke compartilham o mesmo pai, Grisha Yeager e, portanto, são meio-irmãos, já que o homem os teve com mulheres diferentes enquanto viveu, primeiramente, na Zona de Internação de Liberio, em Marley, e, por último, na Ilha de Paradis.

A relação entre os irmãos se mostrará como muito importante para a história de ‘Attack On Titan’ já que os dois possuem um plano de eutanásia para os eldianos, em que os deixariam inférteis. Isso só pode acontecer a partir do contato entre eles, sendo Eren possuidor do Titã Fundador e Zeke, que conta com sangue real correndo em suas veias.

4. O que aconteceu com o Levi

Crédito: Divulgação/Wit Studio

O poderoso Levi Ackerman, que é frequentemente referido pela série como “o soldado mais forte da humanidade”, nunca falha em impressionar durante suas lutas. Seja enfrentando Titãs ou outros humanos, Levi dá a impressão de ser imbatível. Mas, infelizmente, no mundo de ‘Attack on Titan’, ninguém está seguro.

O destino de Levi durante a primeira parte da quarta temporada, por sua vez, é deixado em aberto. O soldado está supervisionando Zeke, que parece ter feito uma aliança com os eldians. Logo, porém, o personagem se volta contra seus novos aliados, revelando que sua suposta cooperação era uma farsa.

O feroz Ackerman prende Zeke a explosivos que serão ativados caso o homem faça movimentos bruscos. Para impedi-lo de assumir sua forma de Titã Bestial, o soldado ainda toma a medida de decepar os membros do outro, garantindo assim que seu corpo ficará muito ocupado com a restauração deles para realizar uma transformação.

No entanto, de forma inesperada, o Yeager mais velho ativa os explosivos de forma proposital, atingindo Levi no processo. O acontecimento coloca em dúvida a sobrevivência de um dos personagens mais populares de Attack on Titan, algo que só será revelado nestes próximos episódios.

5. Vinho com fluido espinhal

Crédito: Divulgação/Mappa

É importante lembrar ainda que alguns soldados em Paradis ingeriram vinho que contém o fluido espinhal de Zeke, o que implica que eles podem ser transformados em titãs puros sob o seu comando. Para escapar de Levi, foi exatamente essa estratégia que Yeager usou, ao fazer todos os subordinados do inimigo virarem titãs depois de beberem o líquido.

Além dos membros do exército, outro personagem que também teve contato com o vinho foi Falco Grice durante a briga com Nicolo, quando Gabi revela ao ex-soldado de Marley que foi ela quem matou Sasha Braus em Liberio e é atacada por ele. Ao tentar proteger a colega, Falco também acaba ingerindo o fluido de Zeke.

6. Como fomos deixados na 1ª parte

Crédito: Divulgação/Mappa

O episódio 75 "Above and Below”, último da primeira parte da quarta temporada de ‘Attack On Titan’, nos deixa com uma promessa de guerra entre Marley e Eldia no distrito de Shiganshina, onde tudo começou. No entanto, há ainda uma terceira via na batalha: a facção dos Jaegeristas, que passam a ser liderados pelo próprio Eren.

Pieck Finger, a Titã Carroça, havia fingido que iria trair Marley para se juntar ao protagonista, mas na verdade, tudo não passava de uma armadilha organizada junto a Porco Galliard, o Titã Mandíbula, em que Eren é obrigado a se transformar em titã. Na cena final, ele vê Reiner Braun, o Titã Blindado, chegando na Ilha Paradis, e o chama para lutar.

Somos deixados sob a expectativa de acompanhar o embate entre o protagonista, que nesse ponto da história carrega três Titãs diferentes dentro de si, e os guerreiros mais poderosos de Marley. Ao longo das próximas semanas, finalmente descobriremos o destino dos personagens de ‘Attack On Titan’.