Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Buzz Lightyear

"Ao infinito e além!": Afinal, qual o significado da frase dita por Buzz Lightyear?

A frase surgiu nos cinemas ainda em 1995, no entanto, seu significado demorou mais de 25 anos para aparecer; descubra!

Izabela Queiroz Publicado em 27/08/2022, às 09h00 - Atualizado em 12/06/2023, às 18h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'Lightyear' - Divulgação/ Disney
Imagem promocional de 'Lightyear' - Divulgação/ Disney

Surgindo pela primeira vez em ‘Toy Story’, filme lançado em 1995, através da voz do patrulheiro das galáxias mais teimoso do universo, o bordão “Ao infinito e além”, se tornou um dos marcos da cultura pop, sendo eleito, inclusive, a frase favorita do cinema entre o público britânico, segundo uma pesquisa repercutida pela Rádio Times em 2014.

A expressão, entoada como uma espécie de mantra para Buzz Lightyear, o motiva a embarcar nas mais diversas aventuras, mantendo sempre a esperança de que ele pode realizar tudo o que deseja e que não há nem um obstáculo que possa o parar.

A belíssima frase tem sido repetida pelos fãs de animações por mais de duas décadas, afim de representar não só o amor pelo filme dos brinquedos que ganham vida quando os humanos não estão por perto, mas também a imensidão de algum sentimento real, servindo, inclusive, como um poderoso lema que os leva a tomar decisões e ações importantes.

Apesar das diversas ocasiões de uso e dos mais variados sentidos que esse bordão pode obter, você já parou para pensar em qual é o verdadeiro significado da frase dita por Buzz? Ou então, como e por que ela surgiu? Caso queira descobrir, basta continuar lendo!

A origem da frase

Lighyear
Cena de 'Lightyear' / Crédito: Reprodução/ Disney

A explicação foi concedida em ‘Lightyear’, filme lançado em 2022, que conta a origem do herói humano que inspirou a criação do boneco favorito do Andy.

Na trama, Buzz conta com a comandante Alisha Hawthorne para o guiar nas patrulhas espaciais, onde ele desempenha o papel de piloto. No entanto, além da relação profissional, os dois acabam desenvolvendo um forte vínculo de amizade.

Pensando nisso, a frase ganha sentido quando, em certo momento, Buzz precisa fazer testes com sua nave e, apesar da viagem durar apenas alguns minutos fora do planeta, é necessário muita coragem e confiança.

Pensando nisso, essas duas qualidades ganham alicerce em Alisha, quando ela diz: “Ao infinito…”, que logo é completado por Buzz: “E além!”, terminando com os dois tocando as pontas dos dedos, passando a energia que o piloto precisa para atravessar o universo.

Assim, a expressão que simboliza confiança e amizade acaba se tornando um guia para Buzz em momentos difíceis, sendo repetido por ele sempre que necessário, como quando ele precisa ajudar sua tripulação após ficarem presos em um planeta hostil, a 4,2 milhões de anos-luz da Terra.

Lightyear
Cena de 'Lightyear' / Crédito: Reprodução/ Disney

Curiosidade

O significado emocionante mexeu até mesmo com a equipe de dublagem do filme, visto que, em declaração repercutida pelo portal da Disney, a atriz Uzo Aduba, que empresta a voz para Alisha na versão original em inglês, contou que ficou emocionada ao gravar o lema: 

Quando estávamos lendo a cena e cheguei à parte em que digo 'Ao infinito', fiquei com um nó na garganta. Fiquei emocionada que aquelas palavras iam sair da minha boca e seriam gravadas”, lembra a atriz.