Recreio

Animações da Disney que abordam culturas de outros países

Além de "Encanto", elembre outros filmes da Disney que também apresentam diferentes culturas regionais

Redação Publicado em 16/12/2021, às 14h42 - Atualizado às 14h44

Imagem promocional de Encanto (2021) - Divulgação/Disney
Imagem promocional de Encanto (2021) - Divulgação/Disney

Encanto, a nova na animação da Disney, está em cartaz nos cinemas, com sucesso de bilheteria. A produção conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em um lugar maravilhoso conhecido como Encanto.

A magia abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional.

A produção é ambientada na Colômbia e apresenta a dança, comida, arquitetura e costumes típicos da região. No entanto, Encanto não é a primeira produção da Disney que aborda uma cultura diferente da cultura americana. Relembre abaixo algumas outras animações que também trazem características singulares de outros países:

Raya e o Último Dragão (Sudeste Asiático)

Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido. Raya e o Último Dragão (2020) tem o Sudeste Asiático como inspiração de cenário, sendo possível enxergar os elementos culturais típicos da região, como as vestimentas, comida, arquitetura e lutas.

Moana: Um Mar De Aventuras (Polinésia)

Moana: Um Mar de Aventuras (2016) apresenta uma jovem que parte em uma missão para salvar seu povo. Durante a jornada, Moana conhece o outrora poderoso semideus Maui, que a guia em sua busca. Juntos, eles navegam pelo oceano em uma viagem incrível. A produção é baseada nas ilhas da Polinésia Francesa, localizadas na Oceania. A cultura da Polinésia é abordada no filme com a inserção de elementos típicos, como: tatuagens, arcos de flores, dança, músicas, e a paisagem exuberante da produção com o oceano e montanhas ao fundo.

Frozen: Uma Aventura Congelante (Noruega)

Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) apresenta a história de Anna e Elsa, duas irmãs que cresceram isoladas em um castelo. Quando chega o dia de Elsa ser coroada como rainha, um acidente envolvendo o seu poder de gelo acontece e ela decide fugir e viver isolada, provocando o congelamento do reino.

Sua irmã Anna decide se aventurar e encontrar Elsa para trazer a irmã de volta e acabar com o frio. O reino de Arendelle, local onde se passa o filme, é baseado na cidade de Bergen, localizada na Noruega. A arquitetura, as vestimentas, os animais típicos (por exemplo, o alce Sven) e, claro, a neve, são algumas características presentes na cultura do país que serviram de inspiração para a produção.