Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

A animação da Disney que só foi descoberta 87 anos depois de seu lançamento

Descubra qual foi a animação da Disney que ficou "perdida" por quase nove décadas

Izabela Queiroz Publicado em 02/10/2023, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do curta animado da Disney,  “Sleigh Bells” - Reprodução/ Youtube/ OCMoviesTVStreaming/ Disney
Cena do curta animado da Disney, “Sleigh Bells” - Reprodução/ Youtube/ OCMoviesTVStreaming/ Disney

Ao longo dos últimos 100 anos, a Disney construiu um amplo acervo de animações que, com seus personagens, narrativas, formatos e estilos diversos, impactaram o crescimento das diferentes gerações que cresceram acompanhando as histórias produzidas pela Casa do Mickey.

Mas, você sabia que uma das produções animadas do estúdio ficou desaparecida por 87 anos? A RECREIO te explica a história completa abaixo!

MUITO BEM GUARDADA

Estamos falando do curta-metragem de cerca de 6 minutos intitulado “Sleigh Bells” (Sinos do Trenó, em tradução livre), que foi exibido pela primeira vez em 1928, e logo após, desapareceu dos arquivos da empresa criada por Walt Disney, ficando longe das telinhas por quase nove décadas.

Dessa forma, muitas pessoas só ficaram sabendo da existência da animação em 2015, quando a produção foi redescoberta por um pesquisador que trabalhava no acervo on-line do Instituto Britânico de Cinema (BFI), onde a única cópia sobrevivente estava preservada, conforme noticiado pelo portal AdoroCinema na época.

Segundo o jornal britânico “The Guardian” (via Gazeta do Povo), “Sleigh Bells” se tornou parte do acervo do BFI há 34 anos, quando um lote comprado de Soho foi comparado, onde a animação tinha apenas uma informação anexada, ou seja, havia a data “1931” como a única descrição.

Depois da raridade ser encontrada, o curta que acompanha o personagem Oswald, o Coelho Sortudo em um jogo de hóquei no gelo, foi restaurado pela Walt Disney Animation Studios, assim como ganhou novas cópias físicas e digitais.

Além disso, em 12 de dezembro do mesmo ano, o estúdio reexibiu a animação que era vista desde o seu lançamento. O evento aconteceu em Londres como parte de um programa especial de Natal do BFI, chamado “It's a Disney Christmas: Seasonal Shorts”, segundo o AdoroCinema.

Confira a prévia da animação abaixo:

Quem é Oswald, o Coelho Sortudo?

Oswald, o Coelho Sortudo, foi criado por Walt Disney e seu colaborador Ub Iwerks como personagem para uma série de 26 curtas animados da Universal Studios que levaria o nome da própria figura de orelhas grandes. 

O personagem se tornou um grande sucesso. No entanto, o contrato firmado em 4 de março de 1927 com a Universal acabou sendo dissolvido cerca de um ano depois, fazendo com que Walt perdesse também os direitos sobre Oswald.

Dessa forma, o coelho ficou longe das histórias Disney até 2006, quando o estúdio conseguiu recuperar os direitos do personagem com a Universal, marcando a primeira aparição oficial de Oswald após o seu retorno para casa no jogo “Epic Mickey” lançado em 2010.