Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Encantada

Além de Encantada: Filmes não convencionais sobre princesas

'Encantada' foi revolucionário ao trazer uma outra perspectiva dos contos de fadas, mas não foi o único filme a fazer isso. Confira outros que fizeram o mesmo!

Sofia Luppi Publicado em 09/09/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Amy Adams como Giselle em 'Encantada' - Reprodução/ Disney
Amy Adams como Giselle em 'Encantada' - Reprodução/ Disney

Quinze anos depois do lançamento de "Encantada", chegou aos Disney+ “Desencatada”, a tão aguardada sequência da história de Giselle (Amy Adams). A trama mostra como a está a vida da princesa após deixar Andalasia para viver seu “felizes para sempre” com Robert (Patrick Dempsey) em Nova York. Assista ao trailer!

O primeiro filme ficou marcado por mostrar um lado diferente dos contos de fadas, mas principalmente da visão que todos tínhamos sobre a imagem de uma princesa. Mas a produção de 2007 não foi a única a fazer isso. Assim, a Recreio trouxe alguns longas que já haviam desconstruídos tanto as clássicas histórias quanto suas personagens. 

1. Uma Garota Encantada 

Cena do filme 'Uma Garota Encantada'
Cena do filme 'Uma Garota Encantada' / Crédito: Reprodução/ Miramax

Estrelado por Anne Hathaway, o filme “Uma Garota Encantada” é uma releitura da história da Cinderela. A trama acompanha Ella, uma jovem que ainda criança foi amaldiçoada para sempre obedecer aos comandos dados a ela por qualquer pessoa. 

O longa de 2004 mistura elementos da narrativa moderna, o que permite que a protagonista possua pensamentos e valores mais parecidos com os dos dias de hoje, como a luta por seus direitos. A produção conta ainda com uma trilha sonora com músicas bem conhecidas pelos telespectadores. 


2. A Princesa Prometida 

Foto promocional do filme 'A Princesa Prometida'
Foto promocional do filme 'A Princesa Prometida' / Crédito: Divulgação/ Fox Films

“A Princesa Prometida” é um dos filmes de fantasia mais amados de todos os tempos. A produção de 1987, que é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por William Goldman, conta a história de Westley (Cary Elwes) e Buttercup (Robin Wright), que ficam separados após um deles ser dado como morto — mesmo que isso seja uma mentira. Tudo isso acontece através do enquadramento de um avô lendo um livro para seu neto. 

O longa mostra todos os obstáculos que existem em um conto de fadas, para que os protagonistas cheguem felizes para sempre. O filme conta pitadas de humor e ironia com a ideia de uma princesa inofensiva. 


3. Shrek

Imagem promocional do filme Shrek (2001)
Imagem promocional do filme Shrek (2001) / Crédito: Divulgação/DreamWorks

Um dos principais filmes a mostrar um lado diferente das princesas é “Shrek”. A animação, lançada em 2001, não só desconstrói a imagem de perfeição das princesas, mas também mostra que nem os contos de fadas são perfeitos com seus felizes para sempre. Além disso, o filme também traz a discussão sobre a beleza externa e interna. 


4. Avalon High

Imagem promocional do filme 'Avalon High'
Imagem promocional do filme 'Avalon High' / Crédito: Divulgação/ Disney Channel

Em 2010, o Disney Channel lançou o filme original “Avalon High”. A produção é uma releitura da história do Rei Arthur e da Távola Redonda e, ao longo da trama, os personagens descobrem que são as reencarnações modernas de Arthur e seus cavaleiros.  

Apesar de não ter uma princesa como foco, a personagem de Britt Robertson, Allie Pennington, se torna a versão atual do Rei Arthur e se torna a líder dos cavaleiros da Távola Redonda, o que mostra que as meninas podem, sim, assumir o lugar de liderança. 


5. A Escola do Bem e do Mal 

Imagem promocional de 'A Escola do Bem e do Mal'
Imagem promocional de 'A Escola do Bem e do Mal' / Crédito: Divulgação/ Netflix

“A Escola do Bem e do Mal” chegou à Netflix este ano e é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Soman Chainani. O filme explora todo o universo dos contos de fadas e mostra duas escolas, responsáveis por formar a próxima geração de heróis e vilões. 

O longa oferece uma perspectiva sobre os contos de fada totalmente diferentes das que existem no mundo. Com isso, a visão sobre as princesas e as bruxas são diferentes daquelas no qual estamos acostumados, e mostra que, talvez, elas sejam mais parecidas do que imaginamos.