Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Além da 'Soy Rebelde Tour': Relembre as outras passagens do RBD pelo Brasil

Além dos shows em São Paulo e Rio de Janeiro, o RBD já passou por diversos estados brasileiros ao longo da carreira

Redação Publicado em 11/11/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Integrantes do RBD em capa do álbum 'Rebels' - Divulgação/ EMI/Virgin
Integrantes do RBD em capa do álbum 'Rebels' - Divulgação/ EMI/Virgin

Longe dos palcos como uma banda desde 2008, o RBD está realizando atualmente a turnê "Soy Rebelde World Tour", com shows marcados neste mês para os dias 10 e 11 no Rio de Janeiro, e 12, 13, 16, 17, 18 e 19 em São Paulo.

Através das redes sociais, os fãs compartilharam um pouco como foi o primeiro show da turnê em terras brasileiras, contando com um estádio lotado e público apaixonado.

As apresentações representam não só um grande marco para a carreira dos artistas, mas também, uma grande realização para aqueles que acompanham os cantores, já que essa será a primeira vez que poderão assistir à formação completa no palco em quase 15 anos.

No entanto, o sexteto que surgiu com a novela mexicana 'Rebelde' (2004) já esteve presente nas terras tupiniquins anteriormente, visto que Anahí, Alfonso Herrera, Dulce Maria, Maite Perroni, Christopher Uckermann e Christian Chávez realizaram cinco passagens pelos estados brasileiros.

A primeira vez

Com uma apresentação gratuita no estacionamento do supermercado Extra, na avenida Guarapiranga, zona sul de São Paulo, o RBD marcou sua primeira aparição no Brasil em fevereiro de 2006 — no entanto, o evento não ocorreu como todos esperavam. 

Conforme aponta a Folha de S.Paulo, o número exato de público não foi apurado, mas estima-se que haviam entre 5 e 15 mil fãs e curiosos. Dentre esses, os que estavam na grade foram empurrados e pisoteados, além disso, o acidente causou a morte de três pessoas e deixou ao menos 42 feridas. 

O jornal ainda revela que a tragédia foi comentada pela organização da época, que se defendeu dizendo que o tumulto havia ocorrido devido à euforia dos fãs.

Apresentações em plateias e estádios 

Em outubro do mesmo ano, a banda retornou ao Brasil, onde os membros participaram do programa do SBT, Domingo Legal e realizaram 13 apresentações em 12 cidades do país através da turnê Generación. A apresentação realizada em 8 de outubro de 2006 no estádio do Maracanã na cidade do Rio de Janeiro foi eternizada no DVD "Live in Rio".

Ajudando a combater a fome 

O grupo mexicano trouxe a sua segunda turnê para São Paulo, Porto Alegre, Santa Catarina e Brasília em 2007. Além dos shows naquele mesmo ano em Brasília, o sexteto foi recepcionado no Palácio do Alvorada pelo presidente Lula, do PT, que cumpria o seu segundo mandato na época. A visita, que foi regada a churrasco e futebol, rendeu a doação de uma guitarra autografada pelo grupo para o programa Fome Zero, criado em 2003, pelo governo federal brasileiro.

O aniversário é de Brasília, mas o presente é nosso 

No mesmo ano em que o grupo promoveu a turnê "Empezar Desde Cero", que foi realizada entre abril e maio de 2008, o RBD participou das comemorações do 48º aniversário de Brasília, que contou com a média que varia entre duzentas e quinhentas mil pessoas, e a gravação do DVD "Live in Brasília".

O adeus 

Em 2008, o RBD decidiu se dissolver e como forma de se despedir dos fãs, eles realizaram a "Turnê do Adeus", onde Anahí, Alfonso Herrera, Dulce MariaChristopher Uckermann e Christian Chávez subiram ao palco em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre e Brasília. Maite Perroni não participou de certos shows, já que ela fez parte do elenco de "Cuidado com o Anjo", novela que estava sendo gravada na época.

A apresentação de 29 de novembro de 2008, em São Paulo, rendeu a gravação do último álbum ao vivo do grupo, que foi lançado quase um ano depois de sua produção.