Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Copa do Mundo

Afinal, como surgiu a Copa do Mundo?

A Copa do Mundo 2022 marca a vigésima segunda edição do campeonato que já possui 92 anos de existência; descubra sua história!

Redação Publicado em 24/11/2022, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kylian Mbappé, da França, com o Troféu da Copa do Mundo após a vitória de sua equipe na final da Copa do Mundo da FIFA 2018 - Getty Images
Kylian Mbappé, da França, com o Troféu da Copa do Mundo após a vitória de sua equipe na final da Copa do Mundo da FIFA 2018 - Getty Images

No último domingo, 20, a vigésima segunda edição da Copa do Mundo foi iniciada através da partida inaugural entre Qatar e Equador no Estádio Al Bayt, em Al Khor, no Catar, onde, a partir de então, seleções de futebol de vários países competem pelo título de Campeão Mundial de Futebol que será decidido em 18 de dezembro.

Ainda assim, para que a Copa do Mundo 2022 fosse possível de ser realizada, houve um longo caminho, visto que o campeonato já possui 92 anos de existência. Pensando nisso, você sabe como a competição surgiu?

A criação

A ideia de realizar um campeonato mundial de futebol fora dos Jogos Olímpicos surgiu em 1928, através do presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Jules Rimet, que neste mesmo ano definiu os primeiros critérios para a realização do evento. São eles:

  • Realizado a cada quatro anos;
  • Troféu produzido e oferecido pela Fifa;
  • Aberto a nações de todos os continentes;
  • Eliminatórias para determinar os participantes.

Logo após, foi estabelecido que o país sede do evento fosse o Uruguai. Dentre os motivos para a escolha, está o fato de que a seleção já era bicampeã olímpica na época, ganhando as medalhas nas competições de 1924 e 1928.

Ainda assim, faltava ainda decidir quais seriam as seleções que disputariam o título mundial. O processo de escolha foi simples, já que a FIFA não utilizou o processo de eliminatórias já conhecido (primeira e única vez que isso ocorreu), mas sim, convidou todos os países afiliados.

No entanto, muitos deles não puderam comparecer porque seus jogadores não poderiam ficar muito tempo longe de seus clubes originais, além do que, a dificuldade de locomoção também foi um grande fator de impedimento, já que as seleções da Europa que compareceram ao campeonato, tiveram que viajar de navio por dois longos meses.

Com isso em mente, a primeira edição da Copa do Mundo foi realizada dois anos após o surgimento da ideia, ou seja, em 1930, onde 13 seleções participaram do campeonato: Argentina, Bélgica, Brasil, Bolívia, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru, Romênia e Uruguai.

Além de sediar o evento, o Uruguai conquistou o título de Campeão Mundial de Futebol naquele ano.

Vale lembrar ainda que nas primeiras edições da Copa do Mundo de Futebol, o campeonato não era popularmente conhecido por esse nome, mas sim, como Taça Jules Rimet, em homenagem ao idealizador do campeonato.

Curiosidade: Entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.