Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Zé Carioca

81 anos de Zé Carioca: 5 curiosidades sobre o personagem brasileiro da Disney

Descubra os detalhes por trás do jeitinho malandro de Zé Carioca!

Izabela Queiroz Publicado em 24/08/2022, às 14h09 - Atualizado às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zé Carioca, o personagem brasileiro da Disney - Reprodução/ Disney
Zé Carioca, o personagem brasileiro da Disney - Reprodução/ Disney

O carismático papagaio animado conhecido como Zé Carioca, foi o primeiro personagem brasileiro da Disney, responsável então por levar o jeitinho que conhecemos bem para as telas e páginas dos conteúdos produzidos pela Casa do Mickey.

Com sua cartola e um guarda-chuva estiloso, Zé Carioca vem cativando os fãs de animações e histórias em quadrinhos há oitenta e um anos, e em comemoração ao feito, a RECREIO separou cinco curiosidades sobre esta icônica figura. Veja!

1. Influências nacionais

O surgimento de Zé Carioca, contou com duas grandes inspirações, uma para o visual do personagem e outra para sua incrível personalidade. A primeira delas aconteceu em 1941 durante uma visita de Walt Disney ao Brasil, onde ele teve contato com o desenho do cartunista J. Carlos, que acordo com Ezequiel de Azevedo em 'O Tico-Tico: Cem Anos de Revista', os traços apresentavam um papagaio abraçando o Pato Donald.

Já o jeitinho malandro foi resultado do contato de Walt com o músico José do Patrocínio Oliveira, conhecido como Zezinho. Os dois se conheceram em 1942 nos Estados Unidos e a forma que o artista se comunicava acabou inspirando a personalidade do personagem.

2. Jeitinho carioca ou paulista?

Apesar do nome do personagem (que em inglês também é outro: Joe Carioca) a inspiração para os seus trejeitos, na verdade, veio de um paulista, visto que o violinista e cavaquista chamado de Zezinho nasceu na cidade de Jundiaí, em 1904.

3. Um marco nos cinemas

Com o personagem já desenvolvido, faltava realizar, então, a sua grande estreia, feita diretamente nos cinemas em 1942 através do filme ‘Alô, Amigos’ (batizado de ‘Saludos Amigos’, em inglês). Na trama, Zé Carioca — dublado pelo próprio Zezinho — recebe o Pato Donald em terras brasileiras.

Vale lembrar que além de ter sido bem aceito pelo público, o longa-metragem foi bem-visto pelas autoridades americanas, visto que foi lançado em meio à Segunda Guerra Mundial, onde havia a chamada Política da Boa Vizinhança, lançada na década de 30 pelo presidente americano Franklin Roosevelt, cujo objetivo era aproximar os países latino-americanos dos Estados Unidos e afastar a influência comunista e fascista.

4. Primeira aparição nos quadrinhos

Ainda em 1942, Zé Carioca surgiu nas páginas dos quadrinhos, marcando sua primeira aparição em "O Rei Do Carnaval", onde sempre usava o famoso jeitinho brasileiro para escapar das mais diversas situações.

5. Novas histórias?

O personagem realizou diversas aparições ao longo dos anos em produções dos seus colegas de estúdio, no entanto, é possível que ele retorne estrelando uma nova obra em breve ao lado de Pato Donald e o galo mexicano Ponchito, já conhecidos como ‘Os Três Cavaleiros’.

A informação foi concedida por Tony Anselmo, dublador do Pato Donald, que em março revelou, durante a Comic Con de Ontario, no Canadá (via Pure Break), que a Disney+ irá lançar em seu catálogo o desenho animado "Legend Of The Three Caballeros".