Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Vila Sésamo

50 anos de Vila Sésamo: 5 curiosidades sobre o clássico programa infantil

Saiba mais sobre a Vila Sésamo, programa infantil que teve sua própria adaptação no Brasil

Sofia Luppi Publicado em 12/10/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da Vila Sésamo - Divulgação/ Sesame Workshop
Imagem promocional da Vila Sésamo - Divulgação/ Sesame Workshop

A Vila Sésamo está completando 50 anos desde sua chegada aqui no Brasil. O programa infantil, que foi uma revolução no ramo, ainda continua ensinando as crianças brasileiras a brincar e se interessar cada vez mais por conhecimento.

Por causa disso, a Recreio trouxe cinco curiosidades sobre o show. Confira!

1. Novo formato na TV

Por conta do objetivo de prender a atenção das crianças, o programa acabou sendo resultado de pesquisas que apontaram que os pequenos não prestavam atenção na mesma coisa por mais de três ou quatro minutos. Dessa forma, a produção do show desenvolveu as enquetes educativas, que repetiam as mesmas informações mais de uma vez, com a duração máxima de três minutos. Esse formato se tornou inovador para a televisão.


2.  Adaptação brasileira

A primeira adaptação no mundo de Sesame Street foi a brasileira. O programa foi lançado aqui no Brasil em 1972, e teve seu nome traduzido de uma forma não literal por conta do contexto brasiliero: naquela época, as crianças não brincavam somente nas ruas, mas também nos bairros e vilas, sendo esse o motivo do programa se chamar Vila Sésamo. O show chegou a ter uma produção inteiramente nacional, contando com uma equipe de 350 pessoas e também com participação de cerca de 800 crianças. 


3. Música de abertura premiada

A música de abertura da versão brasileira ganhou o prêmio de melhor música feita para uma adaptação do Sesame Street. A canção “Alegria da Vida” foi composta por Paulo Sérgio Valle, Nelson Motta e Marcos Valle, sendo gravada com o piano Fender Rhodes e com a orquestra do maestro Waltel Branco acompanhando. Confira a abertura!


4. Um Garibaldo diferente 

A versão mais famosa do pássaro Garibaldo é a norte-americana, onde o personagem é amarelo. Entretanto, nos primeiros episódios da adaptação brasileira, Garibaldo era azul. Isso se deu por conta das vestimentas do pássaro: enquanto nos EUA, havia um monitor de TV dentro da fantasia para o ator se orientar em cena, o ator brasileiro, Laerte Morrone, intérprete do Garibaldo, preferiu que a roupa tivesse algumas penas de avestruz a menos, o que facilitava ele de enxergar o ambiente — além de pesar menos, já que na fantasia oficial, só a cabeça do personagem pesava 5kg. 

Garibaldo dos EUA e o do Brasil
Garibaldo dos EUA e o do Brasil / Crédito: Reprodução/ Twitter/Big Bird/Divulgação/TV Cultura


5. Era Digital 

A Vila Sésamo se adaptou à nova geração, e embarcou rumo ao mundo digital. Em 2016 o show voltou com uma temporada e também um novo nome, "Sésamo", se adaptando mais uma vez ao contexto das crianças. O programa ainda possui o intuito educativo, mas agora voltado para as habilidades que as crianças do século 21 precisam. É possível assistir a produção tanto na televisão quando nos canais oficiais do YouTube.