Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 HQs do Batman que você precisa ler no Batman Day

Há diversas histórias do Batman pelos quadrinhos; conheça algumas das mais marcantes entre elas!

Sofia Luppi Publicado em 16/09/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Batman em uma de suas HQs - Divulgação/ DC Comics
Batman em uma de suas HQs - Divulgação/ DC Comics

Neste sábado, 16, se comemora o Batman Day, onde celebramos todo o legado do Homem-Morcego, tanto nas clássicas HQs quanto em produções como séries e filmes. Para participar da festança, a Recreio trouxe alguns quadrinhos clássicos do herói da DC Comics que você precisa ler nesse dia tão especial. Confira:

1. Batman: Ano Um (1988)

Capa da HQ 'Batman: Ano Um"
Capa da HQ 'Batman: Ano Um" / Crédito: Divulgação/ DC Comics

Escrito por Frank Miller, a história de “Batman: Ano Um” mostra o primeiro ano de atuação de Bruce Wayne como herói de Gotham City e, de forma cronológica, podemos ver mais sobre a relação do Batman com o comissário James Gordon.   


2. Batman: O Cavaleiro das Trevas — Parte 1 (1987)

Capa da edição definitiva da HQ 'Batman: O Cavaleiro das Trevas'
Capa da edição definitiva da HQ 'Batman: O Cavaleiro das Trevas' / Crédito: Divulgação/ DC Comics

Na parte 1 de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, os heróis foram extintos, exceto o Superman, que trabalha para o governo e há um aumento de crimes na cidade, o que faz Bruce Wayne, que estava praticamente aposentado de seus tempos de herói, volte a vestir a armadura de morcego. Isso faz com que o Homem de Aço fique atrás dele e aí surge o confronto épico entre os dois heróis.  


3. Batman — A Piada Mortal (1988)

Capa da HQ 'Batman - A Piada Mortal'
Capa da HQ 'Batman - A Piada Mortal' / Crédito: Divulgação/ DC Comics

Em “Batman — A Piada Mortal” podemos acompanhar a possível origem de um dos vilões do Homem- Morcego mais icônicos, o Coringa. Tendo um dos finais mais surpreendentes entre todas as história do Batman, esse quadrinho mostra dois arcos muito aclamados pelos fãs: o confronto entre o morcego e o palhaço, e o envolvimento do vilão com Barbara Gordon. 


4. A Queda do Morcego — A Vitória de Bane (1993)

Capa da HQ 'A Queda do Morcego - A Vitória de Bane'
Capa da HQ 'A Queda do Morcego — A Vitória de Bane' / Crédito: Divulgação/ DC Comics

Todos os super-heróis tem seus momentos de fraqueza, e não seria diferente com o Batman. Na trama da HQ “A Queda do Morcego — A Vitória de Bane”, vemos como surgiu o vilão Bane, que torna a vida do Homem-Morcego em um caos após liberar os criminosos do Asilo Arkham. E não é spoiler, pois a própria capa mostra isso: há uma luta entre os dois e Bruce Wayne acaba quebrado ao meio e fica paralítico. 


5. Batman: O Longo Dia das Bruxas (1996)

Capa da edição definitiva da HQ 'Batman: O Longo Dia das Bruxas'
Capa da edição definitiva da HQ 'Batman: O Longo Dia das Bruxas' / Crédito: Divulgação/ DC Comics

Sendo uma das histórias mais controversas do Batman, o quadrinho “Batman: O Longo Dia das Bruxas” mostra o momento em que o Homem-Morcego e o comissário Gordon se unem para tentar pegar um novo assassino conhecido como “Feriado”, que começou a matar em datas comemorativas e feriados, os membros de famílias das máfias de Gotham City.