Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Princesas

5 filmes sobre princesas que não são da Disney

Apesar de não pertencerem a casa do Mickey, essas princesas são grandes inspirações para os amantes de animação; descubra quem são!

Izabela Queiroz Publicado em 12/08/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesa Anastasia - Reprodução/ Fox
Princesa Anastasia - Reprodução/ Fox

Ao longo dos seus 100 anos de existência, a Disney solidificou o seu nome como um dos maiores estúdios de animações, e grande parte do feito se deve aos filmes das princesas, onde Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine, Pocahontas, Mulan, Tiana, Rapunzel, Mérida e Moana foram inseridas e levaram os contos de fadas de forma única para as telas.

No entanto, além da realeza advinda da casa do Mickey, os amantes das histórias animadas protagonizadas por detentoras da coroa, tiveram a chance de acompanhar narrativas tão inspiradoras quanto essas em outros estúdios. Por isso, a RECREIO reuniu abaixo 5 filmes sobre princesas que não são da Disney.

1. Anastasia

Anastasia
Cena de 'Anastasia' / Crédito: Reprodução/Fox

Lançado em 1997 pela Fox, o filme conta a história de Anastasia, uma jovem corajosa que acaba parando em um lar adotivo sem memórias do seu passado, após toda a sua família ser vítima de um feitiço do maldoso Rasputin.

Apesar do grande trauma e de perder as memórias do seu passado na realeza, ela sempre insistiu em desvendar quem realmente é e quem são os seus familiares de verdade. Assim, entre diversas aventuras e reviravoltas, ela descobre ser a última herdeira sobrevivente da família real Romanov e que sua avó, a grã-duquesa imperial, buscava por ela por todo esse tempo.


2. Fiona

Fiona
Versão ogra de Fiona / Crédito: Reprodução/DreamWorks

Apresentada em ‘Shrek’, filme de 2001 que chegou aos cinemas pela DreamWorks, Fiona surge como a princesa que é vítima de uma maldição responsável por transformá-la em uma ogra durante a noite. O evento faz com que ela fique presa em uma torre por ameaçar a paz de seu reino e só tenha a possibilidade de ter sua antiga vida de volta, quando receber um beijo de amor verdadeiro.

Esperando o príncipe que enfrentaria o dragão que defendia a torre e a salvaria do feitiço, Fiona é surpreendida quando um ogro é quem se torna o responsável por tirá-la de lá. Mas, apesar do resgate não convencional, a belissíma alteza acaba encontrando o seu "felizes para sempre" e construindo uma linda família com Shrek.


3. Marina

Marina em cena de Sinbad: A Lenda dos Sete Mares
Marina em cena de 'Sinbad: A Lenda dos Sete Mares' / Crédito: Reprodução/DreamWorks

Mais uma aventura DreamWorks, ‘Sinbad: A Lenda dos Sete Mares’ foi lançada em 2003, e apresentou Marina, a destemida noiva do príncipe Proteus que quebra o padrão histórico de comportamento feminino ao se interessar por coisas ditas masculinas. Nesse caso, a adorada princesa deseja navegar os sete mares.

Assim, enquanto adentra em uma aventura com Sinbad para recuperar o Livro da Paz de Eris, que acabou sendo roubado pelo marujo fanfarrão com quem ela viaja, a detentora da coroa descobre sua paixão pelo mar e também, um novo amor.


4. Polegarzinha

Polegarzinha
Cena de 'Polegarzinha' / Crédito: Reprodução/Warner Brothers

Apresentando a clássica narrativa da donzela em perigo, ‘Polergarzinha’ entrou em cartaz em 1994. Os direitos do filme foram comprados pela Disney em 2020, no entanto, a sua origem é bem diferente, visto que foi lançado pela Warner Brothers.

A trama acompanha a jovem Polergazinha, uma menina muito pequena, do tamanho de um polegar, que é sequestrada por sapos que pretendem forçá-la a se casar. No entanto, em meio ao caos, a garota acaba encontrando seu amor verdadeiro.


5. Bala

Bala
Z e Bala em 'FormiguinhaZ' / Crédito: Reprodução/DreamWorks

Para fechar a lista, nada mais justo que apresentar a Princesa Bala, personagem inclusa em 'FormiguinhaZ', filme de 1998, produzido pela DreamWorks.

A jovem formiga, que tinha sua mão prometida ao General, sentia ter vocação para algo maior, e acaba descobrindo o sentido de sua vida em uma aventura como Z, o protagonista da trama, pelo qual ela se apaixona.