Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Bela Adormecida

5 diferenças entre ‘Malévola’ e ‘A Bela Adormecida’

Apesar de conterem os mesmos personagens, existem grandes diferenças entre ‘Malévola’ e ‘A Bela Adormecida’; descubra quais!

Redação Publicado em 08/05/2023, às 14h49 - Atualizado em 10/05/2023, às 18h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de ‘Malévola’ e ‘A Bela Adormecida’ - Divulgação/ Disney
Cena de ‘Malévola’ e ‘A Bela Adormecida’ - Divulgação/ Disney

Em 1959, a Disney lançou ‘A Bela Adormecida’, animação que traz o conto de fadas que narra a história de uma princesa — que aqui recebe o nome de Aurora — vítima de uma maldição lançada por uma maléfica feiticeira que a faz entrar em um sono eterno após furar seu dedo em uma roca de fiar, para as grandes telas do cinema.

A história tem como uma de suas adaptações live-action mais recentes o longa-metragem ‘Malévola’, que entrou em cartaz no ano de 2014, abordando detalhes que antecedem a história que já é amplamente conhecida. Ainda assim, por ser uma adaptação, existem algumas diferenças entre os dois filmes, como aponta o portal Screenrant; confira algumas delas na lista abaixo:

1. A perspectiva da trama

Na animação, a trama que traz Aurora em cena apenas por 18 minutos, é guiada pelos desejos perversos de Malévola, se esforçando em retratá-la como a vilã sem sentimentos e cruel que está disposta a lançar um poderoso feitiço contra um bebê, como forma de vingança por não ter sido convidada para o batismo da princesa.

Enquanto isso, na história que traz a feiticeira em carne e osso interpretada pela atriz Angelina Jolie, o enredo se forma de forma um pouco diferente, visto que aqui, suas atitudes contra os humanos são justificadas de forma muito mais sensíveis, já que o único homem que ela conheceu e se apaixonou a traiu e roubou suas asas.

Malévola
Malévola. /Crédito: Reprodução/Disney

2. Quem é o grande antagonista 

Diferente do longa lançado no final da década de 50, o live-action não traz Malévola como a grande vilã, mas sim, o rei Stefan, o pai de Aurora. Isso porque, o personagem, que é vivido pelo ator Sharlto Copley, tem a ação mais cruel e egoísta de toda a trama.

Na história, Stefan era apenas um camponês que trabalhava no castelo, até descobrir que poderia mudar seu futuro se levasse as asas de Malévola ao rei, visto que o feito tornaria qualquer um em um ser digno para suceder o trono. Assim, ele trai a confiança de Malévola e rouba suas asas, conseguindo alcançar seu desejo: se tornar um membro da realeza.

Rei Stefan
Rei Stefan. /Crédito: Reprodução/Disney

3. A relação de Aurora e Malévola

No longa-metragem de 2014, Malévola e Aurora se tornam extremamente próximas, algo que não acontece na animação. No filme, Malévola vê Aurora crescer e admira quem a menina se torna, além do que, a jovem princesa sempre descreve a feiticeira como sua "fada madrinha".

Aurora e Malévola
Cena de 'Malévola'. /Crédito: Reprodução/Disney

4. A Luta contra o dragão

A luta final de ‘A Bela Adormecida’, apresenta Malévola se transformando em um dragão gigante para impedir Phillip de chegar perto de Aurora e quebrar a maldição. 

Já em ‘Malévola’, a batalha ocorre de outra forma. Quem ganha a forma de um dragão é o servo leal de Malévola, Diaval, que pode assumir diferentes formas ao comando dela. Ele ataca os guardas do rei Stefan, ajudando Philip a chegar na câmara onde Aurora está dormindo e quebrar a maldição.

Dragão
Malévola como dragão em 'A Bela Adormecida'. /Crédito: Reprodução/Disney


5. O beijo que quebra a maldição

Assim como na animação, na trama em carne e osso, a maldição também pode ser quebrada caso a princesa receba um beijo de amor verdadeiro. No entanto, no live-action não é o príncipe Phillip que conquista o feito, e sim, Malévola, já que ela desenvolveu um amor real pela afilhada.

Beijo de 'A Bela Adormecida'
Beijo de 'A Bela Adormecida'. /Crédito: Reprodução/Disney