Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 detalhes escondidos nos filmes do Shrek

Descubra alguns detalhes e referências escondidos nos filmes de Shrek que podem ter passado despercebidos

Sofia Luppi Publicado em 03/09/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Shrek 2' (2004) - Divulgação/ Dreamworks
Cena da animação 'Shrek 2' (2004) - Divulgação/ Dreamworks

A franquia de filmes "Shrek" foi um dos grandes sucessos dos anos 2000. A trama acompanha um ogro do pântano que vive em um universo de conto de fadas totalmente diferente do que vemos nos longas da Disney, sendo mais irônico e mostrando que nem tudo é perfeito — até mesmo no mundo de faz de conta.

Em todas as produções é possível encontrar alguns easter eggs, referências e brincadeiras escondidas que nem todo mundo percebeu — inclusive, algumas delas podem mudar o seu ponto de vista sobre a história. Dessa forma, a Recreio trouxe alguns dos detalhes escondidos ao longo dos quatro filmes de Shrek. Confira!

1. Lua da DreamWorks 

Cena inicial e 'Shrek'
Cena inicial e 'Shrek' / Crédito: Reprodução/ Dreamworks

“Shrek” é uma produção da DreamWorks e, logo na primeira cena do longa, existe uma referência ao estúdio. Na porta do banheiro de onde o ogro surge nos primeiros instantes da história tem uma pequena lua crescente, que faz referência ao logotipo do estúdio.


2. Livro de Receitas 

Cena em 'Shrek' onde aparece o livro de receitas da Dragoa
Cena em 'Shrek' onde aparece o livro de receitas da Dragoa / Crédito: Reprodução/ Dreamworks 

Você já se perguntou o que aconteceu com os cavalheiros que tentaram salvar a Fiona antes do Shrek? A resposta estava no filme o tempo todo!

Em um determinado momento, quando Shrek e Fiona estão tentando sair da torre, é possível ver no canto que existe um livro de receitas gigante, aberto em uma página onde se ensinava a cozinhar cavalheiros. É provável que quem fazia esse “prato” era a Dragoa, isso por conta do tamanho do livro e do caldeirão que está na mesma cena.  


3. Referência a Matrix

Cena de 'Shrek' que faz referência à 'Matrix'
Cena de 'Shrek' que faz referência à 'Matrix' / Crédito: Reprodução/ DreamWorks/ Warner Bros. Pictures

Na parte em que Fiona confronta Robin Hood e seus homens, existe um momento onde a cena congela e a câmera gira em 180º, antes que ela termine o movimento. Isso é uma referência a famosa cena de luta de "Matrix", filme lançado em 1999. 


4. Irmãos Grimm

Fada Madrinha de 'Shrek 2' e estátua dos Irmãos Grimm
Fada Madrinha de 'Shrek 2' e estátua dos Irmãos Grimm / Crédito: Reprodução/ Dreamworks/ Pixabay

A maioria dos contos de fadas que conhecemos foram criados pelos Irmãos Grimm. Dessa forma, em algum dos filmes do Shrek, uma referência à dupla seria obrigatória, já que toda a franquia é uma grande paródia dessas histórias.  

Em uma cena de “Shrek 2”, a Fada Madrinha diz para Shrek: “Em nome de Grimm, o que está fazendo aqui?” e essa acaba sendo a referência aos irmãos, como se eles fossem os deuses de todo esse universo.


5. A Maçã Envenenada ou Feliz?

A taverna em 'Shrek 2' e em 'Shrek Para Sempre'
A taverna em 'Shrek 2' e em 'Shrek Para Sempre' / Crédito: Reprodução/ DreamWorks

Ainda em “Shrek 2”, conhecemos a taverna A Maçã Envenenada, um lugar frequentado pelos vilões que moram em Tão Tão Distante. O que muitos não notaram é que em “Shrek Para Sempre” o lugar está totalmente diferente. 

No começo do quarto filme da franquia, acompanhamos a festa de aniversário dos trigêmeos de Shrek e Fiona, que acontece na mesma taverna do segundo filme. Contudo, o lugar não é mais voltado para os vilões e se chama A Maçã Feliz, mudando também sua aparência.