Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Bob Esponja Calça-Quadrada

5 coisas sobre 'Bob Esponja Calça-Quadrada' que não fazem sentido

Existem alguns fatos em 'Bob Esponja Calça-Quadrada' que fogem da lógica; descubra!

Izabela Queiroz Publicado em 29/05/2023, às 17h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Patrick Estrela e Bob Esponja - Divulgação/ Nickelodeon
Patrick Estrela e Bob Esponja - Divulgação/ Nickelodeon

Com estreia realizada em 1999 através da Nickelodeon, 'Bob Esponja Calça Quadrada' se tornou uma das animações indispensáveis nas manhãs daqueles que cresceram no início dos anos 2000, sendo adorada até hoje, mais de duas décadas depois de seu primeiro episódio.

A trama que traz uma esponja do mar amarela como protagonista, aborda o cotidiano fora do comum do personagem que dá título a animação como morador da Fenda do Biquini, funcionário do Siri Cascudo, dono do caracol Gary e melhor amigo do Patrick Estrela.

Ainda que a história arranque boas risas e os acontecimentos peculiares que fogem da normalidade possam ser explicados pelo tom fantasioso e cômico da produção, é impossível negar que existem alguns fatos no desenho que não possuem nenhum sentido. Descubra alguns deles na lista a seguir!

1. Ambientes e objetos que armazenem água

Cena de Bob Esponja Calça-Quadrada
Cena de "Bob Esponja Calça-Quadrada". /Crédito: Reprodução/ Nickelodeon

O universo de 'Bob Esponja Calça Quadrada’ é situado no mar, mas ainda que o local seja uma vasta extensão da água salgada, a animação faz questão de inserir ambientes e objetos que armazenem água, como rios, poças ou até mesmo copos de bebidas — como isso é possível se todo o exterior já é preenchido por água?

2. Peixes se afogarem

Cena de 'Bob Esponja Calça-Quadrada'
Cena do episódio “Salva-Vidas Bob Em Serviço" de "Bob Esponja Calça-Quadrada". /Crédito: Reprodução/ Nickelodeon

Outra questão que foge da lógica no desenho é o fato dos peixes se afogarem, como no episódio “Salva-Vidas Bob Em Serviço" da 3ª temporada da série, onde, enquanto Bob Esponja fica no cargo de salva-vidas da praia Goo Lagoon, um dos moradores do local acaba se afogando enquanto nada.

A situação ganha ainda mais profundidade se levada a realidade, visto que realmente não há como um peixe se afogar, como explica o biólogo e aquarista Jonathan Alves em entrevista concedida ao portal Vida de Bicho da Editora Globo, que afirma que sim, o animal pode vir a óbito nas águas, mas apenas nas que não possuem a quantidade ideal de oxigênio por não permitirem que o aparelho respiratório funcione corretamente, e não por afogamento.

3. A praia Goo Lagoon

Cena de "Bob Esponja Calça-Quadrada"
Praia Goo Lagoon de "Bob Esponja Calça-Quadrada". /Crédito: Reprodução/ Nickelodeon

A praia subaquática chamada Goo Lagoon é palco para algumas as aventuras do desenho, ainda que sua existência seja um tanto quanto estranha. Além de ter um mar dentro do oceano, o fato dos peixes poderem nadar no local e se bronzear debaixo d’água foge da lógica comum. 

4. Fogo debaixo d’água

Cena de "Bob Esponja Calça-Quadrada"
Cena de "Bob Esponja Calça-Quadrada". /Crédito: Reprodução/ Nickelodeon

Em diversos episódios da animação, os personagens criam fogueiras para cozinhar alimentos ou apenas para poderem se aquecer. Mas, não é estranho que eles consigam criar chamas dentro d’água tão facilmente?

5. Sra. Puff sonhar com Patrick sem tê-lo conhecido

Cena de "Bob Esponja Calça-Quadrada"
Sra. Puff, personagem de "Bob Esponja Calça-Quadrada". /Crédito: Reprodução/ Nickelodeon

A Sra. Puff é a figura central do episódio "Doing Time", onde ela acaba parando atrás das grades após Bob Esponja cometer um erro durante um exame de direção, contando com a ajuda da esponja amarela e de Patrick para tentar ter sua liberdade novamente. 

No entanto, é revelado que tudo não passou de um pesadelo da personagem, sendo assim, como a Sra. Puff pode ter sonhado com a estrela-do-mar se ela não havia conhecido Patrick antes desse sonho?