Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 coisas que talvez você nunca tenha reparado nos filmes da Disney

Apesar de já existirem várias curiosidades sobre os filmes da Disney, sempre há coisas novas para descobrir

Sofia Luppi Publicado em 15/09/2022, às 17h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Castelo da Disney nas aberturas dos filmes - Reprodução/ The Walt Disney Studios
Castelo da Disney nas aberturas dos filmes - Reprodução/ The Walt Disney Studios

Entre várias teorias e easter-eggs presentes no universo da Disney, muitas vezes deixamos passar alguns detalhes que estavam bem na nossa frente. Podendo ser grandes referências ou ligações concretas entre as animações, a Recreio trouxe algumas coisas que você talvez não tenha percebido nos filmes da Disney. Confira: 

1. Pontual

Há um ponto de relação entre as animações de “Mulan” e “Aladdin”, e é no momento que Aladdin tenta convencer Jasmine a andar no tapete mágico. Ele começa a fazer uma série de elogios com ajuda do Gênio, e um deles foi dizer que a princesa é pontual. Essa é a qualidade que Mulan escreve no braço antes de seu encontro com a casamenteira, pois é um atributo que uma noiva da China teria que ter para conseguir um casamento e ela conseguiria responder se fosse questionada. 


2. Mitologia grega

O filme “Hércules” tem um grande foco na mitologia grega, mas em um determinado momento há uma referência a um mito específico. Isso acontece quando o Hércules entra na casa do Phil e bate a cabeça no mastro do navio Argo e, na história original, o grande herói grego Jasão também teria batido a cabeça no mesmo lugar. 


3. Luzes Flutuantes 

Em “Enrolados” um dos momentos mais aguardados é quando a Rapunzel finalmente consegue ver as luzes flutuantes — que, na verdade, são lanternas flutuantes — de perto. Entre as milhares de lanternas pelo céu, uma em específico quase cai perto da protagonista, e que ela prontamente joga para o ar de novo. Essa “luz” é a que os pais dela lançaram minutos antes, e é possível perceber isso por conta do símbolo real estampado. 

Rapunzel e Flynn Rider em uma cena musical do filme 'Enrolados'
Rapunzel e Flynn Rider em uma cena musical do filme 'Enrolados' / Crédito: Reprodução/Disney

4. Anzol 

Maui fala diversas vezes que ele não é nada sem o seu anzol no filme “Moana”. E essa relação entre o semideus e o objeto é forte, uma vez que é possível perceber que, toda vez que ele se transforma em algum animal, o anzol sempre aparecerá de alguma forma. 

Maui se transformando em uma ave em cena do filme 'Moana'
Maui se transformando em uma ave em cena do filme 'Moana' / Crédito: Reprodução/Disney

5. Flor da Luz 

Já percebeu que a flor dourada de “Enrolados” aparece em “Moana”? Além de aparecer nos dois filmes, o longa de "Moana" pode explicar um pouco mais sobre a origem da planta. 

Na animação de Rapunzel, é contado que um raio do Sol caiu na Terra e assim a flor surgiu. Mas precisamos lembrar que na música “De Nada”, cantada por Maui, tem o seguinte trecho: “Fisguei o Sol num puxão/ E agora a gente tem verão”.

Dessa forma, é possível entender que quando ele puxou o Sol, tenha caído o primeiro raio de Sol, que deu origem a flor de luz, que mais para frente vai ser usada para curar a mãe da princesa de cabelos compridos. 

EXTRA

Há uma piada em “Moana” que muitos brasileiros não entenderam — principalmente aqueles que assistiram ao filme com a dublagem daqui. Desde o começo, vimos que o galo Hey Hey tenta comer várias pedras, mas quando ele está no barco com Moana e Maui, ele tenta comer o dedo do semideus e essa é a piada. Mas, qual é a graça?

É que o dublador oficial do personagem é o ator Dwayne Johnson, mais conhecido como The Rock, que em português seria pedra. Por isso o Hey Hey teria tentado comer o dedo do Maui e esse seria o motivo das risadas dos americanos.