Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 animações que foram produzidas por Walt Disney e você não sabia

Confira alguns das animações que tiveram o envolvimento pessoal de Walt Disney

Sofia Luppi Publicado em 07/08/2023, às 14h11 - Atualizado em 22/08/2023, às 10h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Walt Disney no Oscar de 1953 - Wikimedia Commons
Walt Disney no Oscar de 1953 - Wikimedia Commons

Ao longo dos anos, a Disney conseguiu se tornar em um dos estúdios de animação e entretenimento mais relevantes do mundo — e tudo isso se deve, principalmente, ao trabalho de Walt Disney, o principal fundador da empresa. O cineasta criou personagens e filmes icônicos, que são lembrados até hoje e muitos deles fizeram história, como “Branca de Neve e os Sete Anões”, que foi o primeiro longa animado e colorido do cinema.

Em todos os filmes que Disney trabalhava diretamente, ele deixava um toque pessoal, uma vez que ele participava de boa parte da produção da animação, pois ele não ficava somente na direção ou sendo o produtor do filme.

Por conta disso, a RECREIO reuniu na lista a seguir algumas das animações em que Walt Disney esteve envolvido na produção. Confira!

1. Fantasia

Cena do filme 'Fantasia' (1940)
Cena do filme 'Fantasia' (1940). /Crédito: Reprodução/ Disney

“Fantasia” é um dos filmes mais marcantes da Disney e um dos principais da carreira do Walt Disney. Apesar de ser um pouco obvio que o cineasta estaria envolvido no longa que apresenta o Mickey Feiticeiro, muitas pessoas acham que ele foi somente o produtor do longa.

Na realidade, ele foi uma das mentes criativas por trás do enredo da produção e que deu a ideia de ter uma orquestra no filme. Ele também apresentou os recursos de sons que os cinemas precisavam ter para que “Fantasia” pudesse se tornar uma experiência incrível.

2. 101 Dálmatas

101 Dálmatas (1961)
101 Dálmatas (1961) /Crédito: Reprodução/ Disney

Se não fosse por Walt Disney, é provável que “101 Dálmatas” nem existisse. Isso porque, foi ele quem entrou em contato com o autor Dodie Smith, para poder produzir uma animação baseada no livro de mesmo nome. Os dois se tornaram amigos por meio de correspondências, o que acabou produzindo o longa sobre os cachorros pintados. Além de apresentar a ideia, Disney também foi produtor do filme.

3. Aristogatas

Aristogatas (1970)
Aristogatas (1970) /Crédito: Reprodução/ Disney

“Aristogatas” foi lançado em 1970, quatro anos após a morte de Walt Disney. Porém, o longa foi idealizado pelo cineasta em 1962, segundo o portal ScreenRant. Por conta disso, o filme é considerado como um dos últimos produzidos com o envolvimento de Disney.

A animação sobre a família de gatos é da época em que o estúdio começou a enfrentar alguns obstáculos em suas produções. Sendo assim, os animadores ainda se baseavam muito nas ideias deixadas por Disney, que foi o que aconteceu com “Aristogatas” e “Robin Hood”.

4. A Espada Era a Lei

A Espada Era a Lei (1964)
A Espada Era a Lei (1971) /Crédito: Reprodução/ Disney

“A Espada Era a Lei” estreou nos cinemas em 1963, e teve toques de Walt Disney do começo ao fim. É por causa dele que temos uma versão mais animada de Merlin, o Mágico, que até então, era retratado muitas vezes com rabugento.

Um fato curioso é que Bill Peet, o animador responsável pelo filme, se inspirou no próprio Disney para criar o personagem. A maioria dos fãs do estúdio cometam que o nariz de Merlin é uma das principias semelhanças entre o cineasta e o feiticeiro.

5. As Muitas Aventuras do Ursinho Pooh

As Muitas Aventuras do Ursinho Pooh
As Muitas Aventuras do Ursinho Pooh (1977) /Crédito: Reprodução/ Disney

“As Muitas Aventuras do ursinho Pooh” é outro filme lançado após a morte de Disney, mas que ainda conta com a participação dele. A animação foi lançada em 1977, onze anos após a morte do cineasta, contudo, quando vivo, ele supervisionou pessoalmente cada segmento da produção, quando ela ainda não era a junção de curtas, ou seja, ele avaliou a história como curtas individuais.

EXTRA – “Walt Disney’s Mickey Mouse – Hora de Viajar”

O último filme de fato em que Walt Disney participou da produção foi o curta do Mickey Mouse, intitulado “Hora de Viajar”. A produção foi lançada em 2013 e mistura a animação tradicional, em preto e branco, com a animação computorizada. O curta prestou homenagens às origens do estúdio e também apresentou para uma nova geração os clássicos desenhos animados de Disney.

Com isso, surge a dúvida: como que o fundador da casa do Mickey participou dessa produção? Foram usados arquivos animados, onde os criadores do curta puderam usar a voz de Walt uma última vez como Mickey, uma vez que ele dublou o rato mais famoso do mundo por anos. Mesmo não tendo participado diretamente da criação do curta, serviu como uma bela homenagem ao fundador da empresa. Confira o curta!