Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

4 contos dos Irmãos Grimm que foram adaptados pela Disney

Conheça alguns contos clássicos dos Irmãos Grimm que ganharam adaptações animadas lançadas pela Disney

Redação Publicado em 14/03/2024, às 11h31 - Atualizado em 15/03/2024, às 09h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "Cinderela" (1950) - Reprodução/ Disney
Cena de "Cinderela" (1950) - Reprodução/ Disney

Desde quando foi fundada por Walt Disney há 100 anos, a Disney se tornou responsável por apresentar novas versões de famosos contos de fadas popularizados ao redor do mundo. Entre os inúmeros autores, os Irmãos Grimmsão um dos que contam com mais adaptações de suas histórias.

Pensando nisso, a RECREIO trouxe uma lista imperdível com cinco contos dos Irmãos Grimm que já foram adaptados pela Disney e talvez você não sabia. Confira!

1. Rapunzel

Pela Disney, a trama de Rapunzel foi adaptada e apresentada em “Enrolados”. Na versão original, a princesa presa na torre engravida após os primeiros encontros com o príncipe, e tem seus cabelos cortados quando a feiticeira descobre.

Assim, achando que a amada havia falecido, o príncipe comete um ato de loucura que o deixa cego. Quando Rapunzel dá luz a gêmeos, o casal se reencontra, e as lágrimas da protagonista fazem com que ele volte a enxergar.


2. Branca de Neve

“Branca de Neve e os Sete Anões” foi o primeiro longa-metragem animado lançado pela Disney, e o primeiro na história do cinema internacional. Sua versão original popularizada pelos Irmãos Grimm, no entanto, era bem diferente e nem um pouco recomendada para o público infantil, contando com cenas bem violentas.


3. Cinderela

Considerada a princesa favorita de Walt Disney, a história de Cinderela também contava com alguns pontos bem diferentes na versão original. Na versão dos Grimm, além de não contar com a presença da adorada Fada Madrinha, a trama também apresentava algumas cenas de violência.


4. O Príncipe Sapo

Na Disney, “O Príncipe Sapo” se tornou “A Princesa e o Sapo”, protagonizado por Tiana e Naveen. Apesar de conter inúmeras versões, o conto se popularizou após o lançamento dos Irmãos Grimm. Uma das principais diferenças da versão apresentada nos cinemas para a original é a quebra do feitiço do príncipe, que não é feita através de um beijo, mas sim por métodos mais agressivos.