Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Aladdin

31 anos de Aladdin: 5 curiosidades sobre a verdadeira história do príncipe Ali

A clássica animação 'Aladdin' foi inspirada em um conto antigo e por isso, existem algumas diferenças entre as versões; confira quais são!

Sofia Luppi Publicado em 25/11/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Aladdin' - Reprodução/ Disney
Cena da animação 'Aladdin' - Reprodução/ Disney

Em 25 de novembro de 1992, a Disney lançava “Aladdin”, considerado atualmente um dos maiores clássicos do estúdio. A história também já ganhou uma versão live-action em 2019, arrecadando mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria mundial. 

Para comemorar os 31 anos da produção, a RECREIO trouxe algumas curiosidades sobre a verdadeira história de “Aladdin”, na qual a Disney se inspirou. Confira!

1. As Mil e Uma Noites

Muitos filmes da Disney são baseados nos contos de fadas escritos pelos Irmãos Grimm, mas “Aladdin” teve como inspiração outra obra famosa. A história do garoto pobre que encontra a lâmpada mágica é um dos contos de “As Mil e Uma Noites”. 

Nessa história, acompanhamos Sherazade, que acabou de se casar com um rei assassino que mata suas esposas um dia após se casar com elas. Para tentar salvar sua vida, a mulher decide criar um plano: todas as noites ela conta uma história ao marido, mas sem revelar o final, prometendo que iria revelar o desfecho mais tarde. Por curiosidade, o rei acaba retardando a morte dela, para descobrir o final da história. 

Uma das histórias que Sherazade conta ao rei é a de Aladdin, mas não é a única trama famosa. Ela também contou as histórias de “Sinbad” e “Ali Baba”. 


2. Lugar diferente 

Agrabah, cidade onde Aladdin vive na animação
Agrabah, cidade onde Aladdin vive na animação / Crédito: Reprodução/ Disney

Nos primeiros escritos de “Aladdin”, o protagonista não vive em Agrabah, como vemos na animação da Disney, mas sim em uma cidade na China. 

Só quando a história começa a ser contada no início do século 20, que o cenário e a etnia dos personagens mudam. A partir disso, o conto já se passa na Arábia. 


3. Família

No filme de 1992, Aladdin é um jovem órfão que vive nas ruas, mas no conto de “As Mil e Uma Noites” as coisas são diferentes. Aladdin tem uma família: o pai dele, que era um alfaiate, já faleceu quando a história começa, e a mãe continua viva. Inclusive, ela foi a primeira pessoa a esfregar a lâmpada na versão original.  


4. Gênios

O Gênio da Lâmpada Mágica de 'Aladdin'
O Gênio da Lâmpada Mágica de 'Aladdin' / Crédito: Reprodução/ Disney

Na história original não existe somente um Gênio, mas dois! Um deles vive na lâmpada mágica e o outro em um anel mágico.  Os dois gênios ajudam Aladdin, atendendo seus desejos ou auxiliando em situações complicadas. 

Outro ponto diferente entre a animação e o conto, e que também está relacionado com o Gênio, é o número de desejos. Enquanto no filme da Disney Aladdin só pode fazer 3 pedidos, na história de “As Mil e Uma Noites” não há limite de desejos. 


5. Princesa 

Princesa Jasmine
Princesa Jasmine / Crédito: Reprodução Disney

Um dos primeiros pedidos de Aladdin para o Gênio na animação, é que ele se torne um príncipe para ter chances de se casar com a princesa Jasmine, por quem ele se apaixonou no começo do filme. Enquanto isso, o sultão está a procura de um pretendente para a filha. 

Já no conto, após ver a princesa, que, na verdade, se chama Badr al-Budur, o protagonista começa a perseguir a jovem e esbanja ofertas para que o sultão lhe dê sua mão em casamento. O soberano aceita os dotes oferecidos, mas no final casa a filha com o filho do vizir. 

O casal só fica junto depois que Aladdin pede ao gênio que sequestre o filho do vizir, que já estava casado com a princesa, e o prendesse em uma cela fria e escura. O jovem ficou preso durante duas noites, e só saiu de lá quando implorou que seu casamento fosse anulado, tendo seu pedido atendido pelo sultão.