Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

10 anos de Frozen: Veja 10 fatos curiosos sobre o filme

Chegando aos cinemas exatos 10 anos atrás, "Frozen: Uma Aventura Congelante" carrega alguns detalhes intrigantes; descubra alguns deles!

Redação Publicado em 27/11/2023, às 18h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de “Frozen: Uma Aventura Congelante” - Reprodução/ Disney
Cena de “Frozen: Uma Aventura Congelante” - Reprodução/ Disney

Lançado em 27 de novembro de 2013, “Frozen: Uma Aventura Congelante” foi produzido pela Walt Disney Animation Studios. A trama que retrata o poder do amor e da família ao acompanhar duas irmãs de Arendelle: as princesas Anna e Elsa, se tornou um enorme sucesso, sendo lembrado até hoje, exatos 10 anos depois de sua estreia nos cinemas.

Dessa forma, para celebrar o 10º aniversário de estreia do filme, confira dez fatos impressionantes selecionados pela Disney sobre o longa-metragem animado.

1. Derivado de um conto de Hans Christian Andersen

A trama tem como base o título “A Rainha da Neve”, conto do célebre escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 1845. Esta é a segunda vez que a Disney se inspira em uma história de Andersen para criar sua própria história. "A Pequena Sereia", clássica animação lançada em 1989, é inspirado no conto homônimo do renomado autor e está disponível no Disney+, assim como o remake live-action que acaba de estrear.

2. Inspiração na vida real

Para dar vida à história, o diretor de arte Mike Giaimo e sua equipe viajaram para a Noruega, onde puderam conhecer e absorver a atmosfera do lugar, além de aprender sobre a arquitetura, pesquisar a cultura e mitologias locais e se inspirar na paisagem para criar o reino fictício de Arendelle. Lá, a equipe visitou dois castelos que serviram de inspiração para a criação do palácio real: o castelo medieval de Akershus, na cidade de Oslo, e o palácio real Stiftsgården, na cidade de Trondheim.

3. Aparições especiais na coroação de Elsa

Durante a sequência musical de "Uma Vez Na Eternidade" é possível ver dois convidados muito especiais na coroação de Elsa. Quando Anna abre as portas do palácio, entre a multidão que entra na cerimônia estão Rapunzel e Flynn Rider, as estrelas do filme da Disney ENROLADOS (2010), também disponível no Disney+.

4. O segredo para flocos de neve perfeitos

As habilidades mágicas de Elsa tiveram seus efeitos aprimorados graças ao Dr. Thomas Painter, um cientista do Laboratório de Propulsão a Jato de Pasadena conhecido como "Dr. Snow". Seu conhecimento de flocos de neve no nível molecular enriqueceu o trabalho de animar os ambientes nevados e os poderes de Elsa.

5. Espontaneidade de sucesso

O título da música "Uma Vez Na Eternidade" ou "For The First Time in Forever", em inglês, surgiu de forma inesperada durante uma conversa na sala dos roteiristas. Na ocasião, alguém proferiu a frase "Uma Vez na Eternidade", como parte de um tema da história, e chamou a atenção do presidente da Walt Disney Music, Chris Montan. "Eu imediatamente pensei: 'É isso! Essa é a música da Anna!' Foi um daqueles momentos de inspiração. "Finalmente, e como nunca antes, serei livre. Talvez você conheça alguém. Talvez eu viva a minha vida'. Foi realmente emocionante", diz Montan.

6. A animação inovadora por trás de Olaf

Para que o amado boneco de neve de Anna e Elsa, Olaf, ganhasse forma, a equipe de tecnologia do filme criou um software inovador chamado Spaces.

Para a equipe de animação, Olaf era como uma enorme caixa de brinquedo. Ele é composto por três bolas de neve que podem ser separadas e colocadas juntas novamente em diferentes formas. Seus olhos podem ser movidos para frente e para trás, seu nariz pode ser puxado para fora, colocado de volta, enfiado. Seus braços de pau saltam. Os animadores podiam fazer o que quisessem com ele”, revela o co-diretor do filme, Chris Buck.

7. Muito cabelo

A cena em que Elsa foge do reino deu bastante trabalho para a equipe criativa do filme. Isso porque, eles recorreram ao renomado estilista de penteados, Danilo, que experimentou inúmeros looks para a protagonista até chegar ao penteado icônico que conhecemos hoje. Com um total de 420.000 fios, Elsa possui mais de quatro vezes a quantidade de cabelo de uma pessoa média.

8. A influência por trás de Kristoff 

Que a geografia e a cultura da Noruega tiveram grande papel no filme todo mundo já sabe! Ainda assim, o que alguns podem não imaginar é que a equipe de filmagem desenvolveu o personagem de Kristoff baseado em membros do povo Sami, um grupo indígena no norte do país. Os Sami são conhecidos por seu pastoreio de renas, o que explicaria por que o melhor amigo de Kristoff é uma rena.

9. O segredo que carrega a animação de Anna

A supervisora de animação Becky Bresee, que dirigiu a animação de Anna, recorreu a uma ferramenta que ela costuma usar para alcançar performances muito humanas: ela mesma. 

Em vez de esboçar, gravo-me encenando uma cena. Costumo filmar-me dezenas de vezes para ter a performance que quero, embora quase sempre acabe por voltar à minha primeira versão porque é a mais autêntica", revelou Bresee ao afirmar que filmou a si mesma para animar Anna. 

10. Sven, a rena de Kristoff, teria outro nome

A rena de Kristoff, Sven, tinha outro nome durante o desenvolvimento da animação: Thor. Os cineastas optaram pela mudança do nome devido à popularidade repentina que Thor, o poderoso Deus do Trovão do Universo Cinematográfico Marvel, adquiriu.