Quadro de Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil - Domínio Público/Wikimedia Commons
Proclamação da República

Proclamação da República: Entenda a data

Em 15 de novembro de 1889, o Brasil deixava de ser uma monarquia e se tornava uma república

Daniela Bazi Publicado em 15/11/2023, às 12h00

No dia 15 de novembro de 1889, ocorria a Proclamação da República no Brasil, feita por Marechal Deodoro da Fonseca, que também se tornou o primeiro presidente do País. O evento se tornou importante por marcar o fim da Monarquia Constitucional, retirando a família imperial do poder e dando início ao regime presidencialista.

Como aconteceu?

Naquela época, boa parte da elite brasileira já se encontrava descontente com o reinado do imperador Dom Pedro II, com os militares exigindo aumento salarial e mais participação política, junto com os fazendeiros que também pediam por mais autonomia. A classe dos cafeicultores também estava altamente desgostosa com o governo desde a abolição da escravatura, que acabou aumentando os custos das produções de café.

Por estes e outros motivos, Benjamin Constant e outros militares se juntaram para um levante militar, onde foram liderados por Deodoro da Fonseca, chefe do exército brasileiro e amigo de Pedro II. Devido a esta amizade, acaba lhe sendo dito que o plano seria de apenas derrubar o gabinete do Visconde de Ouro Preto, que tem o ataque bem-sucedido pelas tropas.

Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil / Crédito: Domínio Público/Governo do Brasil

 

Ao chegar em casa, Deodoro passa a receber um grande número de pedidos vindos de políticos para que ele assinasse um documento que declarava a extinção da monarquia do Brasil, já que, caso não fizesse, seu inimigo, o político Silveira Martins, seria o novo nomeado para o cargo.

O Marechal, então, acaba cedendo às pressões, assinando a moção da república, tornando-se o Chefe do Governo Provisório e marcando o fim de 70 anos de Brasil Império. Com o ato, a família imperial acabou sendo banida do país e, em 17 de novembro de 1889, embarcam em um navio a caminho da Europa.


+Saiba mais sobre História por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da história, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2A6nAaa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/2Wbw5JF

Box Heródoto: História, de Heródoto (2019) - https://amzn.to/2YDVnBK

As Cruzadas: Uma História, de Jonathan Riley-smith (2019) - https://amzn.to/3bf9HTH

Notre-Dame: A história de uma catedral, de Ken Follett (2020) - https://amzn.to/3dohpMQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

 

Viva a História Brasil História Proclamação da República Marechal Deodoro da Fonseca Brasil Império Dom Pedro II data república nacional monarquia proclamação Visconde de Ouro Preto Silveira Marti Benjamin Constant regime presidencialista

Leia também

Por que hoje é comemorado o Dia do Trabalhador?


Dumbo: Qual a história real que inspirou a trama da Disney?


Como surgiram os povos indígenas?


Onde estão os povos indígenas hoje?


A influência dos povos indígenas na cultura brasileira


Como surgiu a Páscoa?