Quadro 'Proclamação da República' de Benedito Calixto, 1893 - Domínio Público/Pinacoteca Municipal de São Paulo
República do Brasil

Há 134 anos, era proclamada a República do Brasil

Conheça os principais fatos relacionados à Proclamação da República, e aprenda mais sobre a história do nosso país

Letícia Yazbek e Maria Carolina Cristianini Publicado em 15/11/2023, às 10h00

Antes de o Brasil se tornar independete alguns movimentos já lutavam pela República. Um dos mais importantes foi a Inconfidência Mineira, em 1789, liderado por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O movimento também defendia a independência, mas acabou fracassando: foi descoberto e interrompido por tropas oficiais.

Na Bahia, grupos que defendiam a República realizavam reuniões secretas para descobrir um jeito de incentivar o povo a lutar pelos direitos. Em 1794, aconteceu a Conjuração Baiana, movimento que também defendia a independência e o fim da escravidão, mas acabou punido pela Coroa de Portugal.

Em 1817, uma nova revolta, conhecida como Revolução Pernambucana, tentou libertar o país de Portugal, instaurar uma República e elaborar uma constituição. Mais uma vez, as tropas oficiais derrotaram os líderes, que foram presos e condenados.

Independência

Em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I declarou a independência do Brasil, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo. Foi o início da monarquia brasileira. O governante era um imperador e não havia eleições para escolhê-lo. O poder era hereditário — passado de pai para filho.

Para acabar com as lutas entre brasileiros e portugueses, Dom Pedro I deixou o trono, em 7 de abril de 1831 Dom Pedro II, aos 5 anos de idade, herdou o poder do pai. Como era muito jovem para governar, um grupo de regentes assumiu o poder.

Partido Republicano

Na década de 1870, cada vez mais gente passou a acreditar que o povo deveria eleger representantes. Surgiu o Partido Republicano, com o objetivo de dar voz à população. Aos poucos, a monarquia é questionada e perde força.

No Rio de Janeiro, em 9 de novembro de 1889, um baile reuniu cerca de 2 mil nobres do Império. Enquanto isso, grupos republicanos planejavam um golpe para acabar com a monarquia.

Fim da monarquia

Logo surgiu um boato: o marechal Deodoro da Fonseca, herói da Guerra do Paraguai, teria sido preso por desobedecer ao Império. A mentira virou desculpa para que os republicanos se revoltassem e fizessem uma declaração que colocava fim à monarquia.

Em 15 de novembro de 1889, com o apoio dos republicanos, marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República, no Rio de janeiro. Ele assumiu o controle do país em um governo provisório, que formou um Congresso e começa a elaborar uma nova constituição.

Um dia depois, Dom Pedro II foi comunicado sobre a proclamação da República e teve 24 horas para deixar o país. Na madrugada seguinte, ele e toda a família real partiram para a Europa.

Com a Proclamação da República, o Brasil ganhou uma bandeira com 20 estrelas, uma para cada estado da época. Ela tem as mesmas cores e é parecida com a bandeira que temos até hoje. A nova constituição foi aprovada e marechal Deodoro da Fonseca é eleito pelo Congresso. Assim, ele deixou o governo provisório e passou a ser o primeiro presidente do Brasil.

Em 23 de novembro de 1891, diante da oposição de grupos da sociedade a algumas ideias que tinha, marechal Deodoro renunciou à presidência. Aí, o vice-presidente Floriano Peixoto assumiu o poder até 1894.

 

Consultoria: Célia Tavares (professora do Departamento de Ciências Humanas da UERJ), Guilherme A. Luz (professor do Instituto de História da UFU), Luiz H. Torre (professor de História da FURG) e Washington Dener (professor da Faculdade de Educação da UERJ).

Viva a História Brasil Proclamação da República independência Marechal Deodoro da Fonseca representantes Brasil Império imperador líderes revoltas direitos partido republicano Dom Pedro II bo Brasil República País

Leia também

Por que hoje é comemorado o Dia do Trabalhador?


Dumbo: Qual a história real que inspirou a trama da Disney?


Como surgiram os povos indígenas?


Onde estão os povos indígenas hoje?


A influência dos povos indígenas na cultura brasileira


Como surgiu a Páscoa?