- Pixabay
Internet

Como o Google funciona?

Entenda como o buscador trabalha para mostrar os resultados das suas pesquisas

Maria Carolina Cristianini Publicado em 12/03/2020, às 12h00

O Google é é uma verdadeira caixinha de surpresas. Poucas pessoas sabem exatamente quais são os critérios considerados pelo buscador para descobrir onde cada resultado deve estar. No entanto, alguns mecanismos utilizados são conhecidos.

Usando programas de computador, o Google procura o tempo todo por sites para serem incluídos num banco de dados. É deste banco que vêm os resultados da sua pesquisa. Para o Google, é como se a internet fosse um livro com trilhões de páginas, que o buscador organiza em um índice.

Quando você inicia uma pesquisa, o Google localiza informações no índice de páginas rastreadas pelo robô. Para trazer a resposta que você procura, são percorridos na rede mundial de sites cerca de 2.400 quilômetros, em velocidade muito alta.

O Google tem centenas de critérios para definir quais resultados aparecerão para você. Alguns exemplos: se outras páginas possuem links para o site que será indicado (quanto mais links, melhor), se a página tem sinônimos para a palavra-chave buscada e se os termos da sua pesquisa aparecem na URL (endereço do site).

Os resultados filtrados pelos critérios do Google são listados em ordem de relevância. Aí, é só ver qual deles responde melhor ao que você está procurando – e ficar atento se o site é confiável, é claro!

Tecnologia Google pesquisa resultados buscador funcionamento websites mecanismos páginas in

Leia também

Saiba como o chat GPT pode afetar a cognição humana


Do 'tijolão' ao smartphone: Conheça a evolução do celular


Linha do tempo: Descubra como funcionava a fotografia antes das selfies


Como a televisão funciona?


Crianças e jovens brasileiros são os que mais utilizam aparelhos eletrônicos no mundo


5 grandes mestres da tecnologia