Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Tecnologia / Personagens

5 grandes mestres da tecnologia

Entenda a importância destes cinco nomes para a tecnologia

Redação Publicado em 16/03/2022, às 18h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Steve Jobs, o fundador da Apple - Wikimedia Commons
Steve Jobs, o fundador da Apple - Wikimedia Commons

Primeiro computador

Nome: Charles Babbage

Por que fez a diferença: cientista, matemático e professor da Universidade de Cambridge (Inglaterra), Babbage formou, em 1812, o grupo Analitical Society (Sociedade Analítica) para aprofundar o cálculo analítico. Em 1820, ele desenvolveu o primeiro instrumento eletrônico capaz de realizar operações de forma programada. A máquina funcionava com um sistema mecânico de engrenagens e foi o primeiro equipamento parecido com o computador que usamos hoje.

O começo da programação

Nome: Ada Lovelace

Data e local de nascimento: em Londres (Inglaterra)

Por que fez a diferença: filha de uma estudiosa da matemática, mostrou interesse pela ciência desde criança. Ada ajudou CharlesBabbage a desenvolver a primeira máquina de cálculo e foi responsável por criar o algoritmo usado para calcular funções matemáticas (criando, assim, programas para a máquina de Babbage). Ela também inventou o conceito de sub-rotina: uma sequência de instruções que pode ser usada várias vezes em diferentes contextos

Mil e uma ideias

Nome: Thomas Edison

Data e local de nascimento: 11 de dezembro de 1847, em Milan, Ohio (Estados Unidos)

Por que fez a diferença: trabalhou na empresa de telégrafos Western Union e, em 1874, criou um novo modelo do aparelho. Em 1877, enquanto tentava aperfeiçoar o telefone (inventado por Alexander Graham Bell), acabou criando o fonógrafo, o primeiro aparelho da história capaz de gravar e reproduzir sons. Depois de realizar mais de mil experiências, Edison inventou a lâmpada elétrica. Em 1880, patenteou o sistema de distribuição elétrica e criou uma companhia para construir estações de geração de energia.

Computação moderna

Nome: Alan Turing

Data e local de nascimento: 23 de junho de 1912, em Londres (Inglaterra)

Por que fez a diferença: aos 15 anos, já conseguia resolver problemas matemáticos complexos. Em 1930, formou-se em matemática pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), desenvolveu técnicas para decifrar mensagens codificadas dos alemães. Em 1936, Turing criou uma máquina capaz de manipular símbolos em uma fita de acordo com uma série de regras para guardar informações. Essa máquina é considerada a precursora dos computadores modernos.

Empresa revolucionária

Nome: Steve Jobs

Data e local de nascimento: 24 de fevereiro de 1955, em São Francisco (Estados Unidos)

Por que fez a diferença: em 1972, conheceu Stephen Wozniak, especialista em fazer programas e circuitos integrados. Quatro anos mais tarde, os dois lançaram o Apple I, primeiro computador pessoal, instalado em uma caixa de madeira. O Apple II, de 1977, foi um grande sucesso, com milhões de unidades vendidas na década de 1980. A partir do ano 2000, Jobs criou o iPod, o iPhone e o iPad, que revolucionaram a indústria de computadores pessoais, o mundo da música e dos telefones celulares.