- Reprodução
Museus

7 museus virtuais para visitar sem sair de casa

Quer conhecer museus incríveis ao redor do mundo? Faça tours virtuais completos!

Bruna Cardoso Publicado em 08/05/2020, às 12h00 - Atualizado às 12h58

1. Museu da Casa Portinari

Antiga residência do pintor brasileiro Candido Portinari (1903–1962), o Museu da Casa Portinari, na cidade de Brodowski (São Paulo), traz a ligação do artista com a terra natal, a infância e a própria família. Existem pinturas nas paredes da casa, coleção de desenhos, objetos de uso pessoal, móveis e utensílios da família Portinari. Além de mostrar o acervo, a visita online traz um pouco da fachada e da rua em que o museu fica.

Acesse: bit.ly/mcporti

2. Museu de História Natural

O Museu de História Natural, em Nova York (Estados Unidos), tem réplicas enormes de animais, dinossauros e muitas curiosidades sobre a história do planeta. A visita virtual é supercompleta: tem os jardins do lado de fora, o hall de entrada e quase todos os corredores são acessíveis, levando você de galeria em galeria.

Acesse: bit.ly/nhistv

3. Museu Nacional do Iraque

Inaugurado em 1926, o Museu Nacional do Iraque, na capital Bagdá, possui 7 mil relíquias da Mesopotâmia, civilização considerada um dos berços da civilização humana. O tour online se divide em oito salas, que correspondem às fases da Mesopotâmia: pré-história, período sumério, acádio, babilônico, assírio, aquemênida, dinastia sassânida e islâmico. É possível clicar nas relíquias e descobrir mais sobre a origem delas – além de curtir mapas interativos e vídeos.

Acesse: bit.ly/mniraque

4. Teatro-Museu Dalí

Salvador Dalí (1904-1989) é um dos artistas mais importantes do surrealismo (movimento em que as obras que retratam, principalmente, sonhos e fantasias). E foi um dos idealizadores do Teatro-Museu Dalí, em Figueres (Espanha). O museu era um antigo teatro da cidade onde ele nasceu, bombardeado durante a Guerra Civil Espanhola (1936–1939). Na década de 1960, Dalí e o prefeito da época decidiram reconstruí-lo e abrigar o acervo completo do artista. Na visita virtual, você admira esculturas, móveis, quadros e colagens.

Acesse: bit.ly/tmdali

5. Museu Imperial

Instalado no antigo Palácio de Verão de dom Pedro II, o Museu Imperial, em Petrópolis (Rio de Janeiro), reúne o principal acervo do Brasil Império, destacando o segundo reinado. São cerca de 300 mil itens, incluindo documentos, obras de arte e objetos pessoais da família imperial – por exemplo, a coroa de dom Pedro I e de dom Pedro II. Pelo site, você vê boa parte desses objetos em cinco locais: sala de jantar, sala de Estado, gabinete de estudos de dom Pedro II e duas salas de música.

Acesse: bit.ly/mimprj

6. Museu do Louvre

O Museu do Louvre, em Paris (França), tem mais de 380 mil itens em exposição - entre eles, a famosa Mona Lisa, quadro pintado pelo italiano Leonardo da Vinci. No passeio online, você visita três galerias: as coleções de arte do Egito antigo, as artes decorativas da Galeria de Apolo e as artes medievais.

Acesse: bit.ly/mlouv

7. Museu Britânico

Inaugurado em 1783, o Museu Britânico, em Londres (Inglaterra), conta toda a história da humanidade, desde a Pré-História. O online traz um diferencial bem legal: os objetos do acervo (mais de 8 milhões) estão separados em cinco categorias (arte e design, vivendo e morrendo, poder e identidade, religião e crença, comércio e conflito) e cinco continentes (África, América, Ásia, Europa e Oceania).

Acesse: bit.ly/mubrita

Tecnologia Brasil Cultura Estados Unidos países França Espanha cidade Paris Nova York Museus Londres Inglaterra Iraque passeio turismo pinturas exposição visitação Salvador Dalí Bagdá turistas Candido Portinari escultu

Leia também

Saiba como o chat GPT pode afetar a cognição humana


Do 'tijolão' ao smartphone: Conheça a evolução do celular


Linha do tempo: Descubra como funcionava a fotografia antes das selfies


Como a televisão funciona?


Crianças e jovens brasileiros são os que mais utilizam aparelhos eletrônicos no mundo


5 grandes mestres da tecnologia