Aprenda a dar banho no seu pet! - Getty Images
Banho

Veja dicas fáceis para dar banho em seu pet em casa

É possível deixar seu cachorro ou gato limpinho e cheiroso dando banho em casa. Veja nossas dicas e aproveite este momento de diversão!

Letícia Yazbek Publicado em 05/06/2020, às 11h00 - Atualizado às 15h00

A primeira decisão a tomar é onde o banho vai acontecer. Pias e bacias são suficientes para animais pequenos. Para os pets grandes, existem banheiras próprias para animais. A água fria (em temperatura ambiente) é ideal para o banho – se estiver gelada, o pet poderá ficar gripado ou com pneumonia; a água quente pode queimar a pele do bichinho. Por isso, sempre tente encontrar um equilíbrio na temperatura.

É importante deixar todos os materiais à mão antes de começar. Assim você não precisa parar no meio do banho e deixar seu bichinho passando frio!

Ao contrário do que pensamos, os gatos podem gostar de banho, sim! Alguns podem adorar água e curtir o momento do banho – depende cada animal. É legal dar banho no bichano desde filhote, assim ele se acostuma e aprende a gostar.

Ritual

A maioria dos pets não gosta de tomar banho. Por isso, antes de começar, procure fazer carinho, brincar e dar petiscos. Você também pode escovar os pelos para remover nós e deixar o animal mais calmo. Com um algodão ou gaze, limpe a parte externa dos ouvidos do animal. Nunca introduza um cotonete no ouvido – a limpeza da região interna só deve ser feita por um veterinário!

Depois de limpar, coloque um chumaço de algodão nas orelhas do pet. Isso evita que entre água e cause infecções. Também vale a pena cortar as unhas do bicho antes do banho – para isso, utilize um alicate ou cortador próprio para animais e que seja de acordo com o tamanho do seu pet.

Chegou a hora

Encha a bacia ou a banheira, sem deixá-la muito cheia. Comece enxaguando o corpo do animal e, em seguida, a cabeça. Aplique o xampu específico para o gato ou cachorro – há várias opções, dependendo do tipo de pelo e necessidades do bicho. Nunca use xampu para humanos – eles podem causar alergias e irritar o olfato do pet.

Esfregue suavemente todo o corpo, com atenção especial para as patas, o rabo e a região ao redor da boca – partes que costumam ficar mais sujas. Enxágue para retirar todo o xampu e repita o procedimento se achar necessário. Caso o animal tenha pelos longos, você pode usar um condicionador para ajudar a desembaraça-los.

Durante o banho, fique atento às reações do seu pet. Veja a posição em que ele se sente mais confortável e vá conversando com ele. Tudo isso é importante para que a experiência do banho seja positiva para o bichinho!

Pós-banho

Depois de enxaguar bastante, retire o animal e o envolva com uma toalha para tirar o excesso de água. Pressione a toalha sobre o pelo, sem esfregar. Com a ajuda de um secador, deixe os pelos bem sequinhos! Garanta que o pet esteja a uma distância confortável do secador e que o ar não esteja muito quente. Deixar o animal se secar sozinho não é uma boa ideia: ele pode ficar gripado e contrair doenças de pele.

O cuidado com os filhotes deve ser ainda maior – a capacidade de adaptação térmica deles é bem pequena, por isso é importante mantê-lo aquecido! Após o banho, é legal oferecer um mimo: assim, ele associa o banho a um momento divertido e torna o trabalho cada vez mais fácil!

A frequência de banhos depende muito da raça e do estilo de vida de cada animal. Alguns devem tomar banho raramente, outros precisam de uma higiene semanal. O ideal é que a frequência seja determinada por um médico veterinário.

saúde Pets cão cachorro gato comportamento banho água dicas limpeza higiene bacia banhei

Leia também

Emergência veterinária: o que fazer se meu pet comer chocolate?


Quais são os pets dos membros do BTS?


Dicas para cuidar de seus pets no verão


Porque os gatos gostam tanto de caixas?


Bidu, da Turma da Mônica, presta homenagem a Estopinha, primeira pet influencer do Brasil


Estopinha, a primeira pet influencer do Brasil e companheira de Alexandre Rossi, está doente