Imagem ilustrativa de um gato - Pixabay
Animais

Por que a parte preta dos olhos dos gatos muda de formato?

Chamada de pupila, ela pode mudar de formato de acordo com a luz do ambiente e o humor do animal

Letícia Yazbek Publicado em 16/07/2021, às 11h00 - Atualizado às 11h29

A pupila - parte preta - dos olhos dos gatos muda de formato de acordo com a quantidade de luz do ambiente em que o animal está e com o estado de humor dele.

Os gatos ainda possuem diversos hábitos selvagens, relacionados ao seu comportamento e fisiologia. Na natureza, ele é um caçador noturno, por isso seus olhos foram feitos para absorver a maior quantidade de luz possível - esses animais tão enxergam as formas tão bem quanto nós.

As pupilas dos gatos contam com músculos que filtragem a passagem de luz nos olhos. Em ambientes escuros, a pupila dilata para aproveitar toda a luz disponível. Assim, o felino consegue enxergar melhor e se preparar para a hora da caça. Isso também acontece quando está brincando e encara a atividade como se fosse uma caça. Nesses momentos, a pupila chega a dilatar tanto que não conseguimos ver a cor da íris.

Quando o gato fica mais agitado, com medo ou estressado, a pupila também dilata - tudo isso tem relação com a caça e a necessidade de estar sempre alerta.

Em locais com muita luz, a pupila se contrai e ganha forma de um filete vertical, muitas vezes quase imperceptível, diminuindo a passagem da luz. Isso acontece porque, nesse momento, o felino não precisa ativar toda a sua capacidade visual para caçar. Assim, quando está em um ambiente com bastante claridade ou está calmo e tranquilo, suas pupilas estão na vertical.

hábitos Pets luz comportamento caça Olhos ambiente gatos felino noturno selvagem pupila

Leia também

Emergência veterinária: o que fazer se meu pet comer chocolate?


Quais são os pets dos membros do BTS?


Dicas para cuidar de seus pets no verão


Porque os gatos gostam tanto de caixas?


Bidu, da Turma da Mônica, presta homenagem a Estopinha, primeira pet influencer do Brasil


Estopinha, a primeira pet influencer do Brasil e companheira de Alexandre Rossi, está doente